Portal da Transparência do Governo do Tocantins registra mais de 103 mil acessos no primeiro semestre deste ano

Dos acessos, 50.004 são de novos usuários que visitaram a ferramenta de janeiro a junho
por Gabriela Glória/Governo do Tocantins
Desde o ano passado, o aumento no número de novos usuários do Portal da Transparência foi de 4,5 mil acessos - Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

De janeiro a junho deste ano, o Portal da Transparência do Governo do Tocantins - http://www.transparencia.to.gov.br –, recebeu 103.607 acessos. O quantitativo é superior ao mesmo período de 2020, quando se registrou 99.084 visitas à plataforma, que é a principal ferramenta institucional a serviço da transparência pública.

É relevante considerar que, do montante de acessos deste ano, 50.004 são de usuários que visitaram o Portal pela primeira vez. Em uma comparação com o mesmo período do ano anterior, o número de novas visitas cresceu em 4,5 mil, quando foram registrados 47.184 novos visitantes.

Quanto aos usuários que já conheciam a ferramenta e voltaram a visitá-la, somam-se 53.603 no primeiro semestre deste ano. O número também é superior ao de 2020, que registrou 51,9 mil novas visitas.

Os dados são da Ouvidoria-Geral do Estado, unidade administrativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), responsável pela gestão do Portal.

Resultados

Observa-se que a tendência no aumento do número de acessos é reflexo de melhorias na estrutura e na atualização dos dados na ferramenta. “A gestão é voltada para a alimentação ágil das informações no Portal por parte dos órgãos, bem como para que a manutenção do seu funcionamento seja eficaz, de modo que atenda ao objetivo de promover a transparência pública”, destaca o secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda.

O secretário ressalta ainda que o esforço da administração do governador Mauro Carlesse é pela garantia da transparência das informações de Governo e pelo fortalecimento do controle social. “É por meio do Portal que o cidadão pode acompanhar a aplicação de recursos nas políticas públicas, participando da gestão ao contribuir com as decisões de Governo. É por isso que o fomento ao controle social é também uma das prioridades da atual administração”, reforça o gestor.

O Portal

O Portal da Transparência reúne informações como receitas e despesas; licitações; contratos; obras e prestações de contas. Os dados são alimentados por todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Ano passado, devido à pandemia, foram criadas novas abas de acesso para acompanhamento dos contratos e das aquisições para o enfrentamento da covid-19. Além disso, foi sincronizado com os portais Coronavírus e Integra Saúde, que reúnem informações como boletins epidemiológicos diários, estatísticas hospitalares, vigilância laboratorial, orientações preventivas e notícias.

Vale ressaltar que está em fase de construção o novo Portal da Transparência, cuja estruturação está sendo desenvolvida pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI). O aperfeiçoamento conta com sugestões dos próprios usuários que se manifestaram por meio de consulta pública realizada em 2020.