1ª Semana da Controladoria promove mesa de diálogo sobre governança na gestão pública nesta terça, 14

Evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da CGE Tocantins, a partir das 14 horas
por Gabriela Glória/Governo do Tocantins
Programação contará com palestras, oficinas, mesas de diálogo, lançamento de material educativo e apresentações - Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), realiza nesta terça-feira, 14, a mesa de diálogo Governança na gestão pública. A transmissão será ao vivo e ocorrerá via canal da CGE-TO no YouTube  - https://bit.ly/3laixta. A atividade faz parte da 1ª Semana da Controladoria: promovendo a governança. O evento teve início pela manhã com abertura oficial pelo governador do Estado, Mauro Carlesse, e demais autoridades.

A temática da mesa desta terça-feira será abordada pelo assessor especial de Gabinete do Procurador-Geral de Contas, do Ministério Público de Contas do Tocantins, Júlio Edstron; pelo secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle; e pelo secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Tocantins, Rolf Costa Vidal. A mesa terá como moderador o secretário-chefe da Controladoria, Senivan Almeida de Arruda.

As inscrições para as mesas de diálogos, palestras, oficinas e cursos continuam abertas, por meio do link https://forms.gle/8rrbNEZJm5qixkTCA . Quanto aos certificados de participação, serão emitidos pela Escola de Gestão Fazendária (Egefaz), unidade da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Evento

O evento que prossegue até a próxima sexta-feira, 17, visa ser um espaço de discussão, troca de experiências e debates em torno das temáticas do controle interno, da transparência, do controle social, da ouvidoria e da correição.

Na 1ª Semana, a Controladoria objetiva fomentar a governança, conceito que se caracteriza por um conjunto de ações levadas a efeito de forma transparente e eficaz por Estado, empresas e sociedade civil, visando uma solução inovadora dos problemas sociais. Dessa forma, cria possibilidades e chances de um desenvolvimento futuro sustentável para todos os cidadãos e as cidadãs.

Programação

Dentro da programação ocorrem as palestras: Programa de Integridade: a experiência de Minas Gerais; Governança na gestão pública; A aplicabilidade da Lei n° 14.133, de 1° de abril de 2021- Lei de Licitações e Contratos Administrativos e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Também faz parte da programação, a realização de cursos nas áreas de suprimento de fundos; e de gestão e fiscalização de contratos no âmbito da administração pública, cuja temática se refere à área de controle interno. Esses cursos serão ministrados pela equipe da Superintendência de Gestão e de Ações de Controle Interno.

Já na área de correição, ocorre o lançamento do Manual de Procedimento Administrativo Disciplinar e Sindicância; a realização de uma oficina sobre procedimentos investigativos na atuação correcional e uma mesa de diálogo sobre violência laboral, assédio moral e sexual.

São atividades da área de ouvidoria no evento, a oficina Mecanismos de controle social na gestão pública: a ouvidoria e o portal da transparência.

Público

A programação é direcionada a servidores estaduais e municipais que atuam nas áreas de controle interno, transparência e ouvidoria, e correição; estudantes universitários de cursos correlatos e a sociedade civil organizada. Está aberta a participação de todos os interessados.

Também é parceira no evento a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

Transmissão será ao vivo e ocorrerá via canal da CGE-TO no YouTube - Divulgação
Evento busca ser um espaço de discussão, troca de experiências e debates em torno das temáticas do controle interno, da transparência, do controle social, da ouvidoria e da correição - Divulgação
Programação é direcionada a servidores estaduais e municipais; estudantes universitários de cursos correlatos e a sociedade civil organizada - Divulgação