Tocantins participa de Fórum Brasil Central em Cuiabá

por Ascom/Governo do Tocantins
-
Secretário David Torres na reunião do Forum Brasil Central . Foto divulgação.jpg
- Foto: Picasa file_download

Representando o Estado do Tocantins, o secretário de Planejamento e Orçamento David Torres, participa nesta terça-feira, 19, da reunião prévia entre secretários de Estado do Planejamento em Cuiabá (MT), o encontro antecede o Fórum de Governadores do Brasil Central. O secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira e o secretário- Chefe da Casa Civil Télio Leão Ayres, também integram a comitiva de secretários.

O Fórum conta com a participação do governador Marcelo Miranda, (TO) e dos chefes dos Executivos dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Distrito Federal.

Às 19h, os governadores participarão de Assembleia Geral, na qual também estarão presentes os membros do Conselho de Administração do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. Na ocasião, deverão ser aprovados o modelo de governança, o planejamento estratégico e o orçamento para 2016 do consórcio.

Consórcio Brasil Central

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central é formado pelos governadores Marcelo Miranda (TO), Pedro Taques (MT), Marconi Perillo (GO), Rodrigo Rollemberg (DF), Confúcio Moura (RO) e Reinaldo Azambuja (MS).

A iniciativa de criar uma entidade para fomentar o desenvolvimento econômico e social da região surgiu em julho de 2015, durante encontro em Goiânia, articulado pelo ex- ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger.

Após estudos realizados pelas equipes jurídicas dos Estados, verificou-se que a melhor opção seria pela formação de um consórcio. Assim, surgiu o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, uma associação pública de natureza autárquica, dotado de autonomias administrativa e financeira, bem como patrimônio e receitas próprios.

O consórcio tem sede em Brasília e seu objetivo é atuar na promoção do desenvolvimento de oito áreas principais: agropecuária, logística, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação, meio ambiente e turismo. Com o estabelecimento de cooperação política, técnica, programática e financeira, os estados também buscam promover e incentivar iniciativas inovadoras para melhoria da gestão pública, da eficiência administrativa e da efetividade e eficácia das políticas públicas em diversas áreas.

 

- Picasa file_download
keyboard_arrow_up