As ações de educação fiscal nas escolas tocantinenses devem ser incrementadas com o uso de ferramentas tecnológicas a fim de chamar a atenção e estimular os alunos quanto a adoção de comportamentos práticos de cidadania. Nesse sentido, o Grupo de Estadual de Educação Fiscal (Geef), que é composto por técnicos da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz) e da Secretária da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), reuniu-se, no dia 17 de novembro de 2020, de forma online, com a equipe técnica da Superintendência de Educação, Científica, Tecnológica e Profissional da Seduc, com o objetivo de definir quais ferramentas, a exemplo de aplicativos e games, e como elas devem ser incorporadas no ambiente escolar, observando a faixa etária e os interesses das crianças e adolescentes.
Na reunião, foram identificadas as necessidades tecnológicas da Educação Fiscal no Tocantins, bem como, as possibilidades de criação e organização de atividades e ferramentas digitais, por meio dos estudantes da rede que atuam nos grupos de estudo de robótica instituídos nas escolas, os quais são acompanhados pela Equipe de Tecnologia e Mídias Educacionais da SEDUC, para atendimento às demandas apontadas pelo Grupo, com isso, idealizou-se a criação do Projeto Gamificando a Educação Fiscal que será desenvolvido conjuntamente pelas duas Secretarias.
“O uso constante das ferramentas tecnológicas, como app e games, a fim de trabalhar a educação fiscal de forma lúdica nas escolas do Tocantins, bem como criar instrumentos que contribuam para avaliação e monitoramento do Programa Estadual de Educação Fiscal são objetivos do Geef”, lembra a coordenadora do grupo, Andreia Feitosa, destacando que os aplicativos e games podem ser produzidos pelos próprios alunos com o estímulo e orientação dos professores e outros profissionais de tecnologia da informação.
Para o Gerente de Tecnologias da Seduc, Erick Goes, este trabalho, realizado em equipe contribuirá com a educação e informação aos cidadãos, seja por meio dos jogos pedagógicos, aplicativos ou outras ferramentas digitais.
Para a representante da referida Superintendência, professora Maria de Lourdes Macedo, a equipe tem competência para desenvolver os trabalhos, além do que os estudantes desejam receber incentivos para a produção e o desenvolvimento de criatividade na área de criação de aplicativos e jogos.
Participaram da reunião a representante da Superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional, a professora Maria de Lourdes Macedo, a equipe da Gerência de Tecnologia e Mídias Educacionais, representada pelos servidores Eunice Lisboa, Erick Goes, Daniella Souza Turíbio, Elisângela dos Santos Menezes, Iveti da Silva Bacri, Luecy Pereira Castro Lima e Nádia Caroline Barbosa. O Geef foi representado pelos servidores da Sefaz, Andreia Feitosa, Rodrigo Almeida, Elmiriam Alves e pela Seduc, Nelma Matias e Delvane Barros.
✓ Compatível com leitores de tela (NVDA, JAWS, VoiceOver)
✓ Navegação por teclado (Tab, Enter, Esc, setas)
✓ Tradução em Libras via VLibras