Representantes do Governo do Tocantins realizam visita técnica para conhecer experiência em Parcerias Público-Privadas no estado da Bahia

Estado da Bahia é referência no país em projetos inovadores de parcerias com iniciativa privada
por Adrielly Cavalini/Governo do Tocantins
-
Dirigentes do Governo do Tocantins participam de reunião com autoridades do Governo da Bahia para troca de experiências sobre PPPs - Foto: Tocantins Parcerias/Governo do Tocantins

Dirigentes da Secretaria de Parcerias e Investimentos, da Secretaria de Estado da Saúde e da Tocantins Parcerias, representando o Governo do Tocantins, realizaram visita técnica à Bahia, nessa quinta-feira, 9. O objetivo da visita foi conhecer os projetos da carteira do Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP) e experiências adquiridas com parcerias no Estado, em especial nos projetos relacionados à saúde pública. Na oportunidade, os gestores dialogaram com autoridades da Bahiainveste, estatal cuja atuação é similar à da Tocantins Parcerias, e representantes do Governo Estadual, como a Secretaria de Estado da Saúde. 

Conforme o diretor-presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, a visita foi motivada pelo interesse do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, em aprofundar o conhecimento nas experiências de sucesso das PPPs, no papel da Administração Pública em conjunto com iniciativa privada, visto que é uma modalidade de sucesso no país e no mundo. “Um bom exemplo de PPP de sucesso é o Hospital do Subúrbio, em Salvador, referência nacional e uma experiência conhecida e inovadora. Assim, bons exemplos de PPPs no Brasil precisam ser replicados, que além de otimizar os gastos públicos, oferecem melhores serviços à população, e essa é a meta do nosso Governo”, assegurou.

Para a diretora-geral da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias do Tocantins, Andrea Andreis, que coordena a estruturação dos projetos da carteira do Tocantins, a visita à Bahiainveste foi muito proveitosa, considerando que o Estado na Bahia é referência nacional no tema de PPPs e muitos dos projetos da carteira do Estado, que estão sendo modelados pela estatal, são estratégicos e prioritários para o Governo do Tocantins, como o da Ceasa, Marina Estadual, parques e parcerias sociais, os quais, na maioria, estão em idêntico estágio: de estruturação. “A sinalização foi que estamos no caminho certo, no avanço para o maior incremento e eficiência dos serviços públicos com o repasse da administração ao parceiro privado, trazendo mais investimentos e serviços de qualidade para a completa satisfação do usuário tocantinense”, afirmou. 

Também participaram da visita as assessoras da Secretaria de Parcerias e Investimentos, Vanda Paiva e Eliane Grossmann; a chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Alyne Nunes Mota, e a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES, Luiza Regina Dias Noleto.

A agenda se estende até esta sexta-feira, 10, na qual dirigentes irão conhecer outros projetos de parcerias com a iniciativa privada do Estado, como os projetos da Bahia Marina, Instituto Couto Maia e Diagnóstico por Imagem, que estão em fase de estruturação.

Edição: Caroline Spricigo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Bahia é referência no país em projetos de parcerias com iniciativa privada - Tocantins Parcerias/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up