Tom Lyra desembarca em Imperatriz - MA e destaca números positivos do Tocantins

O gestor concedeu entrevista à rádio Nativa FM, uma das maiores audiências do sul do Maranhão e que também abrange as cidades do Bico do Papagaio e possui conexões em Parauapebas, sul do Pará
por Lucas Ferreira e Nayna Peres / Governo do Tocantins
WhatsApp Image 2021-04-16 at 18.49.27.jpeg
Secretário Tom Lyra participa de entrevista na rádio Nativa FM - Foto: Ascom Sics / Governo do Tocantins

Na manhã desta sexta-feira, 16, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Tom Lyra, desembarcou em Imperatriz, cidade localizada na região Sul do Maranhão.

Na ocasião, o titular das pastas concedeu entrevista à rádio Nativa FM, uma das maiores audiências do sul do Maranhão e que também abrange as cidades do Bico do Papagaio e possui conexões em Parauapebas, sul do Pará.

Durante o bate papo, Tom Lyra explanou sobre os dados positivos da Indústria e Comércio, pontuou os projetos que estão sendo traçados por ele frente à Ameto e, ainda, destacou os avanços do Governo de Mauro Carlesse no Estado do Tocantins.

Entre os bons números, estão os de geração de emprego. O Tocantins segue mantendo a liderança entre os Estados da região Norte na criação de novos postos de trabalho. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), só no mês de fevereiro foram 2.062 novas oportunidades para os tocantinenses, o que representa um crescimento de 1,40%, no ranking nacional, colocando o Estado na 5ª posição. Para o secretário, esses resultados são a prova de que as iniciativas de incentivos fiscais e a captação de novos investidores implantada pela atual gestão vêm trazendo bons frutos para todos.

“Temos uma gestão que preza pela parceria com a iniciativa privada, a fim de superar os momentos difíceis pelo qual todo o Brasil tem passado. Estamos comprometidos com o desenvolvimento econômico do Tocantins. Além de fomentar efetivamente a economia, o Governador Mauro Carlesse tem investido em obras estruturantes. Recentemente, assinou a pavimentação da rodovia TO-247, que vai beneficiar os moradores da região do Jalapão e com isso melhorar o acesso dos empresários à capital”, pontuou, enfatizando que essa é apenas uma das muitas melhorias que esta Gestão tem feito.

O salto logístico do Tocantins nos últimos anos é um dos marcos deste Governo. Segundo Tom Lyra, o estado possui uma enorme vantagem quanto a sua localização estratégica e o Governo tem trabalhado com muito esforço e dedicação para inserir ainda mais o Tocantins no cenário econômico brasileiro e mundial.

Durante a entrevista, o titular abordou sobre seus projetos à frente da Ameto, cargo que ocupou recentemente. “O Governador Mauro Carlesse me confiou a presidência da Agência de Mineração. Confiança essa que pretendo honrar, assim como tenho feito à frente da Sics. O Tocantins possui uma grande riqueza mineral, e pretendo colocar nosso estado como um dos destaques brasileiros em extração de minério”, considerou o secretário, acrescentado que já está realizando reuniões pontuais com toda a equipe da Autarquia.

Ao final da entrevista, o secretário registrou os agradecimentos à Arimateia, uma das maiores vozes do Nordeste. Fez questão de estender os agradecimentos, também, a Raimundo Cabeludo e suas filhas, Michela e Micheline, pela honra de ter sido recebido nos estúdios da Rádio Nativa FM.

Visitas
Ainda durante a viagem, o titular da Pasta visitou o distrito industrial de Imperatriz, e conheceu o modelo aplicado por eles para a implantação.

No local, ele pôde conhecer o Centro de Distribuição do Grupo Mateus, uma das maiores redes varejistas de alimentos e outros produtos das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

“Este intercâmbio de informações é muito importante para que possamos nos inspirar em modelos de negócio que deram certo e aplicar no nosso estado”, concluiu Tom Lyra.

Tom Lyra e a Diretora da TV e Rádio Nativa do Maranhão, Michela Vieira - Ascom Sics / Governo do Tocantins