Sics promove encontro entre representantes da Sefaz e entidades do setor empresarial para debater sobre o Refis 2021

Na reunião a Diretora de Cobranças e Recuperação de Créditos Fiscais da Sefaz, Nayara Medina, esclareceu dúvidas sobre o projeto.
por Lourranny Parente / Governo do Estado
Equipe da Sics e da Sefaz participam de reunião com entidades que representam o setor empresarial tocantinense - Foto: Matheus Alcântara / Governo do Tocantins file_download

Na última quinta-feira, 21, equipes da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), estiveram em reunião com entidades que representam o setor empresarial no Tocantins com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o Refis, Programa de Recuperação de Créditos Fiscais.

Na ocasião, a Diretora de Cobranças e Recuperação de Créditos Fiscais da Sefaz, Nayara Medina Vieira, apresentou as condições de parcelamento, os descontos oferecidos, além dos números de requerimentos já recebidos e pendentes a fim de ilustrar o panorama atual de adesão ao Refis no Tocantins.

De acordo com o Secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, a reunião faz parte da parceria entre as Secretarias para impulsionar o plano de recuperação de créditos: "Após conversa com a Sefaz sobre o atual cenário do setor empresarial e sobre o Refis 2021, vimos a necessidade de promover este encontro para sanarmos todas as dúvidas sobre o projeto junto aos representantes das entidades que fazem parte do setor. Nossa meta é criar soluções para que a economia estadual continue crescendo e gerando postos de trabalho como nos últimos anos".

Para Nayara, o debate vai garantir o sucesso do programa e fortalecer a economia estadual: "Gostaria de agradecer o convite do Secretário Tom Lyra para explanação do Refis 2021. Essa conversa é bastante importante para que tenhamos sucesso na implementação do projeto e para que os empresários retomem as suas atividades e regularizem a situação perante a Fazenda Estadual, porque um empresário forte, fortalece a nossa arrecadação e a economia do nosso estado."

Durante a reunião, os representantes das entidades tocantinenses expuseram suas dúvidas e sugestões para que o projeto seja um meio de reerguer os pequenos negócios. A representante da Secretaria da Fazenda, Nayara Medina, comentou: "Essa reunião é importante justamente para que possamos receber esse retorno. O que faremos a partir de agora é levar essas demandas para a gestão superior e colocá-las em pauta para serem discutidas".

Estavam presentes na reunião, representantes do comércio e da Indústria tocantinense como,  Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Tocantins (FCDL), Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Tocantins (Sincodiv), Associação Industrial e Comercial de Palmas (Acipa), Associação Tocantinense de Supermercados (Atos), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação de Materiais de Construção do Tocantins (Acomac), e Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Tocantins (Adat).

Também participaram do encontro, entidades do setor empresarial do estado, como, Federação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual (Femicro), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Tocantins (Fampec), Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC-TO), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Tocantins (Sescap) e Núcleo de Gestão das Empresas de Serviços Contábeis (Nugesc).

O Refis faz parte do projeto Tocando em Frente, lançado pelo Governo do Estado, com o objetivo de ajudar na recuperação das empresas da pandemia de coronavírus e fortalecer a economia. Os contribuintes que tiverem interesse em aderir ao programa podem acessar o site refis.to.gov.br. O prazo para enviar requerimentos segue até o dia 17 de dezembro de 2021.

Equipe da Sics e da Sefaz participam de reunião com entidades que representam o setor empresarial tocantinense - Matheus Alcântara / Governo do Tocantins file_download