Sics promove encontro com Prefeitura de Guaraí para fomentar o desenvolvimento econômico do município

Na ocasião, o secretário Tom Lyra participou do lançamento da pedra fundamental do Parque Industrial e, posteriormente, seguiu até a Prefeitura de Guaraí para uma reunião técnica com gestores e empresários locais
por Lucas Ferreira / Governo do Tocantins
Secretário Tom Lyra participa do lançamento da pedra fundamental do Parque Industrial de Guaraí - Foto: Ascom Sics / Governo do Tocantins

“O desenvolvimento de todo e qualquer Estado passa, essencialmente, pelas cidades”, dessa forma, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), destacou os resultados positivos da gestão municipalista, defendida e executada pelo Governador Mauro Carlesse, durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Parque Industrial da cidade de Guaraí, na manhã da última sexta-feira, 2. Em seguida, o titular da Sics esteve reunido com a prefeita, Fátima Coelho, e empresários locais, na prefeitura do município.

O Parque Industrial, localizado à margem da BR-153, a 5 km do centro de Guaraí, ocupa uma área pública de 242 mil m², com capacidade para 84 indústrias. “Nossa cidade está localizada no coração do Tocantins, agora, com o Parque Industrial, podemos oferecer condições de otimizar a logística e atrair ainda mais indústrias”, pontuou Fátima Coelho, prefeita do município.

Presente na solenidade, Tiago Munaro, representante da Fourmaq, empresa especializada na revenda de máquinas e tratores, informou que escolheu Guaraí para sediar seu negócio. “A nossa intenção é ser a primeira concessionária a se instalar no Parque. A localização estratégica e a força do setor agropecuário no Tocantins foram determinantes para que tomássemos essa decisão”, explicou o empresário.

Na ocasião, o vice-governador, Wandelei Barbosa, também fez questão de mencionar a importância do empreendimento tanto para a cidade de Guaraí quanto para as cidades circunvizinhas. “Quando este lugar estiver repleto de indústrias, Guaraí dará um salto de desenvolvimento”, pontuou Wanderlei Barbosa, acrescentando que, por meio do programa Tocando em Frente, lançado pelo governador Mauro Carlesse, que visa o fortalecimento da economia e a geração de emprego e para a população dos 139 municípios, cada município receberá um aporte financeiro de, no mínimo, R$ 3 milhões por município.

Também estiveram presentes na cerimônia, o deputado estadual Olyntho Neto e a comunidade local, que pôde acompanhar de perto as ações que estão sendo desenvolvidas pela Indústria e Comércio, com foco em contribuir para o crescimento de Guaraí e dos municípios vizinhos.

Compromisso

Após a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Parque Industrial, gestores estaduais e municipais, empresários locais e representantes da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Guaraí (Aciag) seguiram para a prefeitura do município para participar de uma reunião técnica, articulada pela Sics.

A iniciativa teve como principais objetivos apresentar dados socioeconômicos e geopolíticos da cidade, a fim de estabelecer metas para promover o desenvolvimento econômico local.

Na ocasião, o economista Marcello Bezerra, da inteligência de mercado, ministrou a palestra "Guaraí na rota do desenvolvimento econômico – A importância do município na Região Médio Norte". Durante a apresentação, foram apontados os dados referentes à economia do município e a sua importância no contexto econômico do Tocantins.

Destacando a visão empreendedora do Governador Mauro Carlesse, o titular da Sics defendeu a importância da parceria entre Estado e Município para que as políticas sejam efetivadas.

“Agora, firmamos o compromisso de contribuir, mutuamente, para tornar Guaraí uma cidade ainda mais promissora”, pontuou Tom Lyra, se referindo ao Termo de Cooperação, documento pelo qual os signatários (Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços e Prefeitura de Guaraí) se comprometem em consolidar ações mútuas para promover a integração entre entre as gestões estadual e municipal e os setores produtivos, visando ao desenvolvimento regional.

O termo também tem como objetivos mapear as oportunidades e potencialidades da região; contribuir e estimular o desenvolvimento local e fomentar, através da Sala de Suporte Empresarial, o diálogo com a prefeitura, empresários e investidores.

Marcello Bezerra, economista inteligência de mercado, apresentou a palestra "Guaraí na rota do desenvolvimento econômico – A importância do município na Região Médio Norte" - Ascom Sics / Governo do Tocantins
Secretário Tom Lyra e a prefeita, Fátima Coelho, assinam termo de cooperação, o objetivo deste acordo é mapear as oportunidades e potencialidades da região - Ascom Sics / Governo do Tocantins