Secretários de Estado se reúnem para discutir Projeto de Integração Geopolítica Interestadual

O projeto tem como objetivo a integração de estados da região central do Brasil, visando o desenvolvimento social, político e econômico.
por Thassio Marinho / Governo do Tocantins
-
Secretários participaram de reunião para discutir agenda cooperativa com os estados fronteiriços - Foto: Ascom Sics / Governo do Tocantins

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Tom Lyra, por determinação do Governador Mauro Carlesse, recebeu na tarde desta segunda-feira, 05, na sede da Sics, os secretários estaduais para a apresentação do Projeto de Integração Geopolítica Interestadual. Reforçando as diretrizes do Governador Mauro Carlesse, o gestor deu início a reunião destacando o interesse do Governo do Tocantins em fortalecer a cooperação entre os estados. “A finalidade principal, é criar um espaço de diálogo e integrar uma rede de cooperação entre o Tocantins e os estados fronteiriços”, afirmou o gestor.

O Projeto de Integração Geopolítica Interestadual conta com a participação de sete estados: Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Maranhão, Piauí e Bahia. Tendo como objetivo garantir o desenvolvimento econômico e social nas áreas de saúde, infraestrutura, fronteiras, agronegócio, economia, segurança pública, turismo, ciência e tecnologia da informação. 

O primeiro encontro desta agenda de integração foi realizado entre o governador do Maranhão, Flávio Dino e o secretário Tom Lyra, que na ocasião representou o Governador Mauro Carlesse, durante visita institucional do Estado, e apresentou o projeto idealizado pelo governador do Tocantins. 

 Satisfeito com a iniciativa, o governador do Maranhão, Flávio Dino, deu sinal verde ao Projeto de Integração Geopolítica Interestadual e confirmou uma visita ao Tocantins. O objetivo é finalizar a proposta de cooperação e conhecer o turismo do Tocantins. 

A visita está prevista para os dias 23 a 24 de julho, Flávio Dino será recebido pelo governador Mauro Carlesse no Palácio Araguaia e participará de reuniões com os secretários de Estado, para discussão de pautas conjuntas que beneficiem ambos os estados. 

Além deste encontro, o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago irá ministrar uma palestra para os associados da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), o evento também contará com a presença de representantes da Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi), da Fertipar e da VLI. O foco é conectar os empresários tocantinenses interessados em distribuir ou escoar seus produtos utilizando a Ferrovia Norte-Sul (FNS) e o Porto do Itaqui. Durante o evento os mesmos terão a possibilidade de tirar suas dúvidas e entender o processo para viabilização deste modal logístico.

Durante a reunião, foram apresentadas as áreas de interesse no desenvolvimento de cada estado, e a proposta de criação de um canal de comunicação para facilitar o alinhamento das pautas entre os secretários. “A ideia do governador é apresentar as propostas desenvolvidas junto a cada um dos estados, ao presidente da república", pontuou Tom Lyra, ressaltando a disposição da Sics para atender os secretários. 

 Juntos, os estados participantes contam com uma população de 45 milhões de habitantes, 21,74 % da população nacional, e com um PIB de 965.118 trilhões, que representa 13,4% do PIB Nacional. 

 O Tocantins se encontra em uma posição privilegiada em relação aos estados que compõem o projeto, o que possibilita um ótimo cenário para o desenvolvimento das relações interestaduais. 

Secretário Tom Lyra apresenta os resultados da visita ao Maranhão, na qual representou o Governador Mauro Carlesse - Ascom Sics / Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up