Secretário Tom Lyra e membros da Ameto participam de reunião com o Gerente Regional no Estado do Tocantins da Agência Nacional de Mineração, Fábio Lúcio

Na ocasião, foram discutidas estratégias para alavancar a Mineração do Estado.
por Thassio Borges / Governo do Tocantins
Durante o encontro, o presidente da Ameto, Tom Lyra, destacou o potencial da mineração do Estado - Foto: Ascom Sics / Governo do Tocantins

Na tarde desta última terça-feira, 07, o Secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Tom Lyra, esteve reunido com o Gerente Regional no Estado do Tocantins da Agência Nacional de Mineração (ANM), Fábio Lúcio Martins. O encontro teve como objetivo apresentar a estrutura da Ameto e seus colaboradores.

Também foi pauta da reunião, o início de visitas técnicas às empresas de mineração, com sede em Palmas, e a data para o evento da assinatura do acordo de cooperação técnica entre a ANM e a Ameto.

“O Tocantins é rico em minérios, e tem uma logística favorável para a mineração. Dentre as principais substâncias minerais extraídas no Estado, estão o Granito, Argila, Ouro, Areia e Calcário. Este último, é responsável por 78,32% na arrecadação do CFEM no Tocantins”, apontou Fábio Lúcio

Durante o encontro, o presidente da Ameto, destacou o potencial da mineração do Estado, não apenas para o desenvolvimento dos municípios, mas para a garantia de fonte de renda para os moradores. “Atualmente, temos 39 municípios atuantes na exploração e arrecadação dos recursos minerais. Além disso, 85 empresas estão em operação no estado, sendo que destas, 64 arrecada CFEM para os municípios em que estão alocadas”, concluiu.