Secretaria de Indústria e Comércio recebe empresários para assinatura dos Contratos de Concessão de Incentivo Fiscal

Assinatura contempla empresas das modalidades de implantação e expansão. Foram aprovadas pelo CDE-TO 04 empresas tocantinenses.
por Yasmin Sobral/Governo do Tocantins
-
Cerimônia de assinatura aconteceu na sede da Secretaria de Indústria e Comércio (Sics). - Foto: Matheus Alcântara/Governo do Tocantins file_download

O secretário da Indústria e Comércio (Sics) recebeu na tarde desta quarta-feira, 06, empresários tocantinenses para a assinatura dos contratos de concessão de incentivo fiscal. Ao todo, 04 empresas tiveram suas solicitações de incentivo fiscal aprovadas, durante a 101º reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (CDE-TO).

Foram aprovadas solicitações de incentivo fiscal no programa Proindustria para as empresas Comercial Morro da Pedra LTDA e F.A.R Coelho e Cia LTDA, localizadas em Lagoa da Confusão e Tocantinópolis respectivamente. Ambas classificadas na modalidade implantação. Referente ao Programa Complexo Agroindustrial, foi aprovada concessão para a empresa A.S Produtora de Frangos do Tocantins LTDA – Ave Bella, de Paraíso do Tocantins, também na modalidade implantação.

Já na categoria expansão, foi aprovada a solicitação de incentivo fiscal para o empreendimento Minas Queijo Indústria e Comércio LTDA, na cidade de Santa Fé do Araguaia.

De acordo com Roberto Pahim, representante da Comercial Morro da Pedra LTDA, os contratos de benefícios fiscais incentivam a competitividade no ramo empresarial. “Quando você se torna mais competitivo, tem condição de crescer e de gerar emprego. E o benefício tem essa função, é uma renúncia fiscal, mas que ao longo do tempo se torna boa para o estado também porque coloca a máquina para funcionar e dá o incentivo inicial que toda empresa precisa”, afirmou o empresário.

Atuante no município do Tocantinópolis, o empresário Francisco de Assis acredita que a agilidade do processo facilita o avanço e a permanência de empresas no Tocantins. “Eu fiquei surpreso com a rapidez. Eu não conhecia que era TARE, mas ao pesquisar, percebi que o resultado será muito benéfico para empresa porque vai gerar mais empregos e confiança para seguir em frente com a indústria no estado”.

Em 2021, foram aprovados até o momento 31 benefícios fiscais, que acarretaram na oferta de cerca de 1.600 novos postos de trabalho. Para Tom Lyra, secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (TO Minérios), esses números são resultados das ações municipalistas instituídas pelo Governo Estadual.

“A relação de proximidade do Governado Mauro Carlesse com os municípios do Tocantins, nos permite apresentar um cenário propício para o surgimento e o crescimento de empresas, gerando empregos e qualidade de vida para a população.  Ano passado foram concedidos 36 tares, este ano, até o momento, já assinamos 31 e tudo isso é uma demonstração de um plano contínuo de desenvolvimento social, industrial e econômico que vem sendo aplicado por essa gestão nos últimos anos”, ressaltou o secretário.

Empresários assinaram contratos de Concessão de Incentivo Fiscal. - Matheus Alcântara/Governo do Tocantins file_download
keyboard_arrow_up