Presidente da Ameto, Tom Lyra, participa de reunião técnica em Monte Santo e garante um novo tempo para o desenvolvimento da mineração no município

A prefeitura de Monte Santo e o Governo do Estado assinaram o Termo de Acordo de Cooperação, pelo qual os signatários se responsabilizam em empenhar esforços para que, mutuamente, efetivem políticas públicas de incentivo ao progresso da cidade
por Lucas Ferreira / Governo do Tocantins
-
O Termo de Acordo de Cooperação foi assinado pela prefeita de Monte Santo, Nezita Martins, e pelo presidente da Ameto e secretário da Indústria e Comércio, Tom Lyra. - Foto: Flávio Cavalera / Governo do Tocantins

Em atenção às diretrizes do Governador Mauro Carlesse, no sentido de fortalecer o desenvolvimento econômico e social dos municípios tocantinenses, o presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Tom Lyra, esteve nessa quinta-feira, 10, em Monte Santo, cidade rica em esmeralda, localizada na região do Vale do Araguaia. O encontro, que contou com a presença de moradores, garimpeiros, Polícia Militar Ambiental, representantes de associações e cooperativas ligadas ao setor mineral, teve como principal objetivo entender as demandas e propor políticas públicas para alavancar o minerionegócio na cidade.

Recebido pela prefeita do município, Nezita Martins, o presidente da Ameto elogiou a iniciativa da gestora e destacou o potencial mineral de Monte Santo. “Antes que eu viesse à cidade, reuni toda a equipe técnica da pasta para que, juntos, traçássemos o perfil geológico e econômico do município”, pontuou Tom Lyra, frisando a importância do momento para que as ações desenvolvimentistas voltadas para a cidade se tornem assertivas e eficazes.

Na ocasião, o diretor de Geologia e Mineração da Ameto, Heitor Franco, apresentou a palestra intitulada “Contexto nacional e o potencial mineral da esmeralda no município de Monte Santo”, demonstrando dados atualizados acerca da extração do minério na região. “É possível que a cidade se torne referência mineral de esmeralda no Tocantins e no Brasil”, considerou o geólogo.

Aberta a palavra aos participantes da reunião, os gestores municipais e estaduais puderam ouvir as demandas e, assim, analisar e propor ações de melhorias. Segundo os garimpeiros e investidores, uma das queixas era a ausência da participação do Estado como parceiro e incentivador da atividade mineral no município. “Estamos aqui justamente para olhar, com atenção, para Monte Santo e, a partir de agora, traçar planos e definir metas para executar o que foi proposto”, explicou Tom Lyra.

Para que isso seja possível, a parceria entre prefeitura de Monte Santo e Governo do Estado foi materializada, através da assinatura do Termo de Acordo de Cooperação, pelo qual os signatários se responsabilizam em empenhar esforços para que, mutuamente, efetivem políticas públicas de incentivo ao progresso da cidade.

Entre as ações propostas, estão a criação de um centro profissionalizante e comercial, onde artesãos possam participar de cursos e vender as peças produzidas com esmeralda; apoio aos garimpeiros, investidores e cooperativas, através da Sala de Suporte Empresarial, uma iniciativa da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); intensificação à fiscalização das minas, a fim de garantir a legalidade da atividade mineradora.

O garimpeiro Didi, que mora em Monte Santo há mais de 25 anos, contou, emocionado, que a reunião foi um marco para história do município. “Eu nunca tinha presenciado isso aqui. Tenho certeza que a coisa vai pra frente”, comemorou.

Para a prefeita Nezita, a presença da Agência de Mineração na cidade foi de fundamental importância. “Além de ter a honra de recebê-los, pude sentir segurança e firmeza no que foi proposto”, confirmou a gestora.

Ao final da reunião, o presidente da Ameto, Tom Lyra, agradeceu a receptividade e sinalizou para um futuro próspero. “Este é o pontapé inicial de uma parceria contributiva. Agora, é possível vislumbrar um novo tempo para o desenvolvimento da mineração no município de Monte Santo”, concluiu. 

Na ocasião, o diretor de Geologia e Mineração da Ameto, Heitor Franco, apresentou a palestra intitulada “Contexto nacional e o potencial mineral da esmeralda no município de Monte Santo” - Flávio Cavalera / Governo do Tocantins
Recebido pela prefeita do município, Nezita Martins, o presidente da Ameto elogiou a iniciativa da gestora e destacou o potencial mineral de Monte Santo. - Flávio Cavalera / Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up