Governo do Tocantins se reúne com empresa de mineração para discutir plano de expansão

A mineradora existe desde 1986, e por conta do crescimento da agricultura tocantinense, viu sua demanda crescer muito nos últimos anos.
por Nayna Peres / Governo do Tocantins
-
WhatsApp Image 2021-04-29 at 08.56.58.jpeg
O Secretário Tom Lyra recepcionou os representantes da Nativa Mineração LTDA e o Diretor de Relações Institucionais da Energisa, Allan Kardec Moreira - Foto: Ascom Sics / Governo do Tocantins

Com o objetivo de ampliar as atividades no Tocantins, representantes da Nativa Mineração LTDA, participaram de uma reunião com o Secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Tom Lyra. Também participou da reunião o Diretor de Relações Institucionais da Energisa, Allan Kardec Moreira. 

A pauta principal deste encontro foi a extensão da rede de energia para atender a demanda crescente da Nativa, que atua na extração mineral na cidade de Natividade.

Atualmente a Nativa atua com a extração de calcário dolomítico, calcitico, - que são utilizados para preparo do solo -, brita e calcário dolomítico e calcítico na modalidade filler, utilizado na indústria para produção de argamassa, PVC, pneus, e muitos outros produtos. 

A mineradora existe desde 1986, e por conta do crescimento da agricultura tocantinense, viu sua demanda crescer muito nos últimos anos. 

A empresa está fazendo um investimento de R$ 12 milhões de reais em sua expansão. O foco é garantir o atendimento aos seus clientes, que estão em um raio de cerca de 500km, além de produtores agrícolas que estão nas cidades do norte do Tocantins. A demanda energética é de 1.600kWatts e passará para 2.900kWatts depois de finalizado o projeto de expansão, segundo o engenheiro de minas da Nativa Mineração, Thiago Lunkes. 

Durante o encontro, o secretário Tom Lyra abordou sobre a importância de que as empresas contem com esse espaço de diálogo junto ao Governo do Estado, para o atendimento de suas demandas e para que a gestão possa compreender as necessidades do empresariado. “O Governador Mauro Carlesse propõe uma gestão participativa para todos. Acreditamos que os empresários precisam ser ouvidos para que as ações governamentais sejam certeiras e consigam garantir a permanência e o crescimento dessas empresas no Tocantins. Cada indústria que escolhe o nosso Estado como sede ou que decidem expandir seus negócios em nosso território são mais postos de trabalho para a nossa população, é garantia de renda e dignidade para os nossos cidadãos”, concluiu.

A pauta principal deste encontro foi a extensão da rede de energia para atender a demanda crescente da Nativa, que atua na extração mineral na cidade de Natividade. - Ascom Sics / Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up