Governo do Tocantins realiza encontro com prefeitos da região Sudeste do Estado

A região representa 7,30% da população e tem um PIB que corresponde a 4,65% da economia Estadual
por Nayna Peres / Governo do Tocantins
-
Ao fim do encontro os gestores assinaram um Acordo de Cooperação Técnica junto ao Governo do Estado com foco em promover a integração entre os governos e setores produtivos, visando o Desenvolvimento Regional do Tocantins - Foto: Matheus Alcântara / Governo do Tocantins

Em atenção as diretrizes do Governador Mauro Carlesse, em manter uma gestão municipalista e de atenção a todos os municípios tocantinenses, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (TO Minérios), realizou na tarde da última quarta-feira, 14, na sede da pasta, o Encontro dos Gestores Municipais da Região Sudeste. O evento atendeu a todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.

Compareceram ao evento 17 representantes das cidades do sudeste do Estado, na oportunidade o secretário Tom Lyra apresentou a equipe que compõe a Sics e a TO Minérios. Na oportunidade abordou sobre o período favorável ao crescimento pelo qual o Tocantins tem passado, graças aos incentivos e esforços do Governador Mauro Carlesse. “Estamos vivendo um bom momento no Estado, tanto na atração de novos investimentos, visto que o Tocantins possui os melhores incentivos fiscais da região Norte do país”, afirmou.

Outros fatores que também tem contribuído para esse desenvolvimento foi a desburocratização para que os empresários locais e também de outros estados possam ter acesso aos programas de incentivos fiscais, hoje o processo leva em média 42 dias entre a apresentação do projeto, entrega da documentação exigida, avaliação, aprovação e assinatura do Termo Acordo de Regime Especial (Tare). O Tocantins dispões de onze programas de incentivo, sendo eles: Proindústria, Prosperar, Comércio Atacadista de Medicamentos, Internet, Indústria Automotiva e de Fertilizantes, Complexo Agroindustrial, Comércio Atacadista, Indústria de Confecção, Produção de Frutas e Pescados; Combustível/Aviação e o Lixo Bom. Com a celeridade nos processos, o Tocantins concedeu 36 benefícios fiscais para empresas de diversos setores da economia em 2020.

Ainda durante o encontro, os prefeitos apresentaram as demandas da região e apontaram para os benefícios desse espaço de diálogo e troca de experiências com a gestão estadual. Para o prefeito de Paranã, Phabio Augustus, é importante falar da questão da mineração, visto que isso pode alavancar os nossos municípios e a região, contribuindo para o crescimento coletivo dos municípios que têm grandes potenciais de extração mineral. “Assim como o Governador Mauro Carlesse, temos a intenção de melhorar a condição de vida das nossas comunidades, saio muito feliz em saber que podemos contar com o governo, profundamente satisfeito com a atuação dos mesmos, em especial através da Sics e seu gestor, Tom Lyra que tem trabalhado com foco em prospectar novas empresas e investimentos que possam levar desenvolvimento e emprego para toda a população”, afirmou. 

Durante o evento foram apresentados aos prefeitos os dados geopolíticos e econômicos referentes aos municípios da região sudeste. De acordo com as pesquisas, as cidades são responsáveis por 4,65% do PIB Estadual, o que corresponde a R$1,621 bilhões de reais. A região tem 115.621 habitantes e uma arrecadação de R$ 236 milhões de reais. 

O superintendente de Desenvolvimento Econômico, Iranilson Mota, apresentou os serviços que estão disponíveis na Sics para auxiliar e contribuir com projetos e ações desenvolvidos pelas prefeituras e que podem contar com a Sala de Suporte Empresarial. 

Para o prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires, são visíveis as mudanças pelas quais o Estado passou, em especial nos últimos anos. “Participei do movimento de divisão do estado, saímos do corredor da miséria para ser o corredor da esperança, o evento de hoje coloca todos em foco, queremos ver o desenvolvimento da nossa região aliada ao crescimento de todas as outras, sabemos da importância de que todos sejam contemplados”, relatou. 

Avaliando os resultados da reunião o secretário Tom Lyra, reafirmou a importância do projeto de Encontro de Gestores Municipais, como forma de conhecer profundamente a realidade de cada cidade e região tocantinense, e assim atender as diretrizes do Governador Mauro Carlesse, para que sejam implantadas medidas voltadas a essas realidades. “O objetivo desses encontros é entender a realidade de cada uma dessas regiões, suas necessidades e suas potencialidades, muito já foi feito nesse sentido, mas queremos que essas comunidades se sintam abraçadas, afinal o cidadão reside nos municípios e para alcançar o mesmo é preciso estar próximo das prefeituras”, concluiu. 

Termo de Cooperação
 
O Acordo de Cooperação, assinado pelos gestores, tem como principais objetivos consolidar a mútua cooperação entre os signatários (Governo do Tocantins e Municípios), com foco nos seguintes pilares estratégicos: promover a integração entre os governos e setores produtivos, visando o Desenvolvimento Regional do Tocantins; mapear as oportunidades e potencialidades locais; ativar a rede de relacionamentos entre governo e os municípios, por meio da estruturação dos grupos estratégicos nas 8 regiões econômicas.

Presentes na reunião

O diretor de relações institucionais da Energisa no Tocantins, AllanKerdek Moreira; o secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Servilho Silva de Paiva; o vice-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pequizeiro, Jocélio Nobre e o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale.

Secretário Tom Lyra apresentou aos gestores as Leis de Incentivo Fiscal disponibilizadas pelo Governo do Tocantins para a atração e expansão de investimentos - Matheus Alcântara / Governo do Tocantins
Durante o encontro foram apresentados os dados econômicos e geopolíticos da região aos representantes municipais - Matheus Alcântara / Governo do Tocantins
O evento contou com a presença de 17 prefeitos dos municípios da Região Sudeste do Estado - Matheus Alcântara / Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up