Governo do Tocantins fornece orientação sobre obtenção de TARE para representante empresarial de Goiás

Reunião debateu medidas para concessão de benefícios para a implantação de novas empresas no estado.
por Yasmin Sobral/Governo do Tocantins
-
Secretário Carlos Humberto Lima recebeu consultor empresarial nesta quarta-feira. - Foto: Matheus Alcântara/ Governo do Tocantins file_download

Na manhã desta quarta-feira, 10, a equipe do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE-TO) recebeu o engenheiro agrônomo e consultor ambiental e empresarial, Adrian da Silva, em reunião que debateu medidas para a obtenção do Termo de Acordo de Regime Especial (TARE) e implantação de empresas no estado. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics).

Na ocasião, Adrian da Silva apresentou demandas de empresa do setor minerador, localizada em Goiânia, com o interesse de investir e abrir unidades em cidades do Tocantins, com trabalho relacionado ao mercado do calcário, gesso e logística voltado para o agronegócio.

“Nós temos como objetivo conseguir um TARE junto ao Tocantins, para que o investimento no calcário seja viável para venda fora do estado. A tributação hoje inviabiliza comercialmente a gente chegar com o valor competitivo. O calcário é um produto barato, mas com uma logística cara, sem o incentivo fiscal fica difícil atingir outras regiões. A gente quer possibilitar esse investimento aqui, por isso precisamos do termo”, explicou Adrian.

O consultor falou ainda como a expectativa em conseguir benefício pode impactar no desenvolvimento do estado. “Além de obter arrecadação, esperamos gerar de 30 a 50 empregos diretos em cada unidade.”

Para o presidente do CDE-TO e secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, a proximidade com as demandas do setor empresarial é essencial para atendê-los de forma que resulte no crescimento do setor e do Tocantins.

“Através das ações implantadas pelo governador em exercício, Wanderlei Barbosa, estamos atuando para que o CDE-TO, juntamente com a Sics, proporcione medidas que auxiliem a chegada de novos investimentos. Nosso estado possui muito potencial a ser explorado e acreditamos que o trabalho que estamos fazendo, em obter novas parcerias, irá impactar diretamente no engrandecimento do Tocantins e toda sua população”, disse o secretário.

Reunião forneceu orientações sobre a obtenção de incentivos fiscais no estado. - Matheus Alcântara/ Governo do Tocantins file_download
keyboard_arrow_up