Empresários buscam informações junto ao Governo do Tocantins para implantação de mineradora em Monte do Carmo

O encontro teve como objetivo buscar informações e apresentar as necessidades da companhia para que seja realizada a implantação de uma unidade na cidade de Monte do Carmo.
por Nayna Peres / Governo do Tocantins
Durante a reunião, o presidente da empresa apresentou o projeto e falou sobre a capacidade produtiva do empreendimento. - Foto: Flavio Cavalera / Governo do Tocantins

Na manhã desta segunda-feira, 24, o representante da Cerrado Gold, empresa canadense, Kurt Menchen, esteve reunido com o Secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Tom Lyra. O encontro teve como objetivo buscar informações e apresentar as necessidades da companhia para que seja realizada a implantação de uma filial na cidade de Monte do Carmo.

Também estiveram presentes na reunião o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme; o diretor de Relações Institucionais da Energisa, Allan Kardec; o superintendente da Agência Nacional de Mineração (ANM), Fábio Lúcio Martins Júnior; o prefeito de Monte do Carmo, Arquivardes Avelino Ribeiro conhecido como Date; vereador e presidente da Câmara Municipal de Monte do Carmo, Jeová Avelino Batista e as equipes técninas da Sics e da Ameto.

Durante a reunião, o presidente da empresa apresentou o projeto e falou sobre a capacidade produtiva do empreendimento, que tem capacidade de gerar 600 empregos diretos. Além disso, destacou a infraestrutura e os esforços que o Governo do Tocantins tem feito para atrair cada vez mais investidores ao Estado.

“O Tocantins conta com uma logística e uma malha viária que favorecem a mineração. Como se isso não fosse suficiente, ainda apresenta uma mão de obra qualificada e em abundância. A rede elétrica, que também é primordial para a nossa atividade, também está em franco desenvolvimento. Todos esses motivos nos fazem acreditar ainda mais no sucesso do empreendimento”, apontou Kurt Menchen.

Para o titular da Sics e da Ameto, Tom Lyra, essa aproximação entre as instituições e o empresariado, via sala de suporte empresarial, é fundamental para compreender suas necessidades e poder contribuir, respeitando as prerrogativas da Administração Pública, para facilitar e desburocratizar os processos, assim como deseja o Governador Mauro Carlesse. “Temos atuado junto aos investidores externos e internos para desburocratizar e manter um diálogo franco com cada um dos setores produtivos. Nesse sentido, estamos mantendo um canal de conversa para compreender suas demandas. A reunião de hoje, por exemplo, é a prova desse trabalho e de seus resultados positivos. Aqui, esclarecemos dúvidas e apontamos os caminhos que devem ser seguidos para que a empresa possa ser instalada, atendendo a todas as regulamentações e contribuindo para o acesso rápido e fácil das informações" afirmou o gestor.