Chapada da Natividade recebe equipe técnica da Indústria e Comércio e da TO Minérios, para discutir projetos de desenvolvimento econômico

A ação faz parte do projeto +Desenvolvimento, que tem tem como foco compreender as demandas dos municípios e assim planejar propostas que incentivem a economia local
por Nayna Peres / Governo do Tocantins
Equipe da Secretaria de Industria, Comércio e Serviços e Agência Tocantins Minérios em visita à Chapada da Natividade. - Foto: Matheus Alcântara / Governo do Tocantins

Com o objetivo de oportunizar a chegada de novas empresas e  com isso contribuir para o fortalecimento da economia e para a geração de emprego e renda para a população, os técnicos da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e da TO Minérios, estiveram nesta quinta-feira, 07, em Chapada da Natividade, região sudeste do Estado, para apresentar o projeto +Desenvolvimento, que tem como objetivo compreender as demandas dos municípios e assim planejar propostas que incentivem a economia local.

O encontro foi realizado no auditório da Câmara Municipal, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Elio Dionizio e o presidente da Câmara de Vereadores, Edivando Domingos de Almeida, que falou sobre a importância de iniciativas como essa. "Para os municípios do interior do estado é fundamental ter esse espaço de diálogo com a Governo do Estado, para que se possa entender as reais necessidades e anseios  de cada cidade e assim propor ações que beneficiem a população destas com projetos que estejam alinhados as potencialidades de cada um dos municípios", afirmou.

De acordo com o prefeito Elio Dionizio,  a reunião veio em um momento muito oportuno, já que a economia está ganhando novo fôlego nos últimos meses com a retomada das atividades comerciais e empresariais na cidade. "Participar deste projeto e poder contar com o apoio do governador Mauro Carlesse e do secretário Tom Lyra, nos dá ânimo para a jornada que temos a frente, queremos crescer junto com o Estado, e esta parceria contribui para que possamos chegar ainda mais longe", apontou.

Para o secretário executivo, Iranilson Mota, na ocasião representando o titular das pastas, Tom Lyra, agradeceu a recepção e abordou sobre a necessidade de manter um canal de diálogo aberto  com os municípios e com todos os setores produtivos do Estado. "Nosso objetivo é estreitar os laços entre a gestão estadual e os municípios, e assim apresentar projetos e propostas que oportunizem a chegada de novas empresas e dessa forma  contribuir para o fortalecimento da economia, geração de emprego e renda para a população e crescimento da arrecadação municipal", pontuou.

Ainda no evento, o secretário executivo, Iranilson Mota, entregou as autoridades presentes o Censo da Piscicultura e as Cartas de Serviços da TO Minérios e da Sics.

O censo é um estudo aprofundado sobre a produção e potencialidade da produção pesqueira do Tocantins, foi desenvolvido em parceria com o Ruraltins, e tem como foco propor ações para o desenvolvimento desta cadeia produtiva. Já as Cartas de Serviços da TO Minérios e da Sics,   consolidam as atividades que serão realizadas pela agência e pela secretaria, com foco na atração de empresas e para o fortalecimento de todas as cadeias produtivas e do minerogócio no Tocantins.

Equipe da Secretaria de Industria, Comércio e Serviços e Agência Tocantins Minérios em visita à Chapada da Natividade. - Matheus Alcântara / Governo do Tocantins