Araguatins na rota do desenvolvimento econômico, secretário Tom Lyra, visita empresas da região

A ação faz parte do Projeto Mais Desenvolvimento, e tem como objetivo estreitar laços com os empresários do município e poder compreender suas necessidades para a implementação de novos projetos
por Nayna Peres / Governo do Tocantins
O prefeito Aquiles da Areia acompanhou o secretário Tom Lyra, durante as visitas, a mineração é um importante setor para a economia do município - Foto: Thassio Borges / Governo do Tocantins

Dando continuidade a agenda de atividades em Araguatins, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), concedeu uma entrevista à Rádio Sucesso FM, na última quinta-feira, 02.
Entre os temas abordados estavam o desenvolvimento econômico e a prospecção de alternativas para fomentar a atração de novos investimentos para o município.
Seguindo as atividades do dia, Tom Lyra visitou o Campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), de Araguatins. A instituição tem cerca de 1.400 alunos matriculados e conta com cursos nas áreas de Tecnologia e Ciências Agrárias nas modalidades de ensino médio integrado e em nível superior.
Para o diretor-geral da unidade, Josafá Carvalho Aguiar, a visita do secretário trouxe grandes possibilidades para a instituição, visto que com a parceria do Estado é possível a criação e implementação de projetos que beneficiem não apenas os alunos, mas toda a comunidade em geral.

Mineradoras
Em atenção às diretrizes do Governador Mauro Carlesse, o secretário e presidente da agência de mineração do Estado, Tom Lyra, visitou mineradoras na região para conhecer de perto os processos de extração desta cadeia produtiva.
Entre as empresas visitadas está a Mineradora São João, responsável por 50 empregos diretos e que diariamente extrai entre 350 e 400 toneladas de material já acabado. A empresa trabalha com 5 produtos minerais, são eles: areia, pedrisco, seixo 0, seixo 0 britado e Seixo 1.
A segunda visita foi a Mineradora Dutra, que está em fase de implantação e pretende atuar no beneficiamento do rejeito de ouro. A empresa também conta com 47 áreas registradas para a extração de minério que estão em fase de estudo para verificação da viabilidade. O diretor da Dutra, Jader Ribeiro, falou sobre a importância desse olhar atento do Estado para o ramo da mineração. "Trabalhamos há muitos anos com mineração, e agora podemos contar com o apoio do Governo para desenvolver nosso setor, essa parceria é fundamental para alcançar o sucesso e construir um futuro sólido para o crescimento da extração mineral do estado e assim atingir toda a sua potencialidade", apontou.

Casa de farinha
Ainda em Araguatins, o secretário Tom Lyra, visitou o Projeto de Assentamento Indiana, onde vivem 17 famílias de assentados que tiram seu sustento da venda de farinha de mandioca produzida no local e revendida nas feiras da cidade.
Tendo como objetivo a melhoria das condições para essa produção, os assentados solicitaram recursos para a construção de uma casa de farinha, na ocasião, Tom Lyra, assumiu o compromisso de levar a demanda dos assentados ao Governador Mauro Carlesse, assim como aconteceu na cidade de Gurupi, onde o recurso para a construção de um projeto semelhante foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (CDE-TO).
De acordo com o secretário Tom Lyra, ações como esta são de suma importância para o atendimento das demandas da população e dos setores produtivos do Estado. "Na gestão de Mauro Carlesse, prezamos pela proximidade com as pessoas e com as cadeias de produção, visto que são elas que impulsionam a economia do Tocantins, gerando emprego e renda para a população. É preciso caminhar lado a lado com os empresários para compreender suas necessidades e assim desenvolver projetos que venham ao encontro dessas demandas e que contribuam para o crescimento e sucesso desses empreendimentos, seguindo as diretrizes do Governador", finalizou.

Secretário Tom Lyra, visita a Mineradora São João, em Araguatins - Thassio Borges / Governo do Tocantins