Perguntas Frequentes

Assistência Social

-Quem pode fazer parte de Programas Sociais?
Famílias ou indivíduos que estejam em situação de vulnerabilidade social, baixa renda e em estado de insegurança alimentar e nutricional.

-O que faço para fazer parte de um Programa Social?
Deve procurar o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social ou Secretaria Municipal de Assistência Social do seu município, munido de documentos e realizar o cadastro no CadÚnico de programas sociais do governo federal. O Sistema, com base nos seus dados te encaminhará para algum programa social no qual o seu perfil se encaixa.

-Onde fazer denúncias de maus tratos e violência, abuso, exploração sexual, tráfico de crianças, abandono e exploração do trabalho contra crianças e adolescentes?
Conselhos Tutelares, Creas - Centros de Referência Especializados de Assistência Social, Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, Polícia. Disque 100.

-Como é feita a seleção para ser beneficiário dos Programas Sociais do Estado do Tocantins, como o Tocantins Sem Fome, Plano Tocantins Sem Miséria, Programa Pioneiros Mirins entre outros?
A seleção é feita mediante cadastro no CadÚnico do Governo Federal, realizado pelas prefeituras municipais. O perfil da família é selecionando pelo Sistema e será encaminhado para o banco de dados do Programa para verificar e avaliar se a família realmente se encaixa dentro dos critérios exigidos pelo Programa para então ser beneficiário, ou de recebimento de auxílios, transferência de crédito alimentar, cursos dentre outros.


Trabalho
-Quais os serviços que o Sine disponibiliza ao cidadão?
Adultos e jovens que desejam se capacitar; profissionais que desejam conseguir uma vaga no mercado de trabalho, mudar de emprego, melhorar a renda; apoio para montagem de currículo, orientação ara participar de entrevista; recolocação no mercado de trabalho, cursos de qualificação e capacitação profissional.

keyboard_arrow_up