Governo do Tocantins capacita e entrega kits de materiais a equipes municipais da assistência social

De 19 a 23 de julho mais 11 cidades do Estado estão recebendo a visita dos técnicos da Setas.
por Lara Cavalcante
Os 139 municípios tocantinenses receberão os kits com materiais técnicos e de identificação

As equipes municipais que trabalham com os serviços socioassistenciais, como o Serviços de Atenção Integral às Famílias (PAIF), Serviços de Atenção Especializadas às Famílias (PAEF), Programa Criança Feliz e Gestão do Cadastro Único, nos 139 municípios estão sendo orientadas e recebendo kits com livros técnicos e materiais de identificação. A ação realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) acontece em julho e agosto e visa garantir a continuidade dos atendimentos à população mesmo com as restrições impostas pela pandemia no Novo Coronavírus.

Alguns municípios receberão o kit pelo correio e outros receberão a visita dos técnicos da Setas. Na primeira semana sete municípios foram visitados e de 19 a 23 de julho as cidades atendidas serão Colméia, Couto Magalhães, Goianorte,Pequizeiro, Bom Jesus, Guaraí, Rio dos Bois, Tabocão, Lajeado, Tupirama e Pedro Afonso.

De acordo com a coordenadora Estadual do Programa Criança Feliz da Setas, Katilvania de Souza Guedes, além da entrega dos kits os municípios estão sendo orientados quanto a elaboração de uma agenda para o mês da primeira infância: “ O programa Criança Feliz tem  foco na primeira infância e o mês de agosto é dedicado a esse tema. Nossa intenção é levar as equipes municipais do programa a  promoverem discussões sobre o tema nas diferentes esferas de suas comunidades e assim sensibilizá-los da importância de olhar para essa faixa etária tão importante”. Explica a técnica.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Ananás, Marta Camila, está planejando inúmeras ações para o mês da primeira infância: “Nossa agenda prevê atividades em todas as semanas de agosto. Serão lives com toda a rede de proteção, vídeos informativos nas redes sociais da prefeitura, blitz educativas na cidade, nos nossos dois povoados e se possível nos assentamentos”. Enumera a secretária. A gestora ,explica, que o principal objetivo da ação é envolver a comunidade mostrando tudo o que as crianças precisam nas áreas da saúde, educação, direitos humanos entre outros e como todos ,cada um fazendo a sua parte, podem fortalecer essa rede de proteção.

Kits

Os kits contêm materiais tais como camisetas e garrafinhas de água personalizadas, além de cadernos de orientações técnicas, agendas, bolsas e mochilas, entre outros. Parte do material será enviada, via Correios, e o restante será entregue nos Cras municipais.

O Programa Criança Feliz

Com foco no atendimento semipresencial e remoto no último ano, o programa acompanha mães, pais e cuidadores no estímulo ao desenvolvimento das crianças.

O Programa Criança Feliz, investe na primeira infância para minimizar os riscos sociais, ao mesmo tempo, garantir uma geração de crianças saudáveis, com potencial para aprendizagem, socialização e produtividade.

O Programa é um dos resultados concretos do Marco Legal da Primeira Infância, que completou cinco anos em março de 2021.

Ponte Alta do Tocantins recebe kits com materiais técnicos -
Município de Araguacema recebe kit de materiais durante visita da equipe da Setas -
Equipe de Guaraí recebe visita técnica da Setas -