Governo do Tocantins atende 3,3 mil famílias impactadas pela pandemia em Gurupi

A ação ocorre em parceria com os Cras, Associação Gurupiense Amigos do Basquete (Agab) e entidades religiosas
por Cláudio Duarte/Governo do Tocantins
O padre José Francisco agradeceu a ação do Governo do Tocantins.jpeg

Dessa quinta-feira, 2, até o sábado, 4, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), atende 3,3 mil famílias tocantinenses impactadas pela pandemia da Covid-19. A ação acontece no município de Gurupi, em parceria com os Centros de Referências de Assistência Social (Cras), Associação Gurupiense Amigos do Basquete (Agab) e entidades religiosas.

Somente nesta etapa, a Associação Gurupiense Amigos do Basquete (Agab) e entidades religiosas atendem 2,3 mil famílias e outras mil famílias serão atendidas por meio do Cras municipal.

Francisco de Assis do Nascimento, conhecido como Carioca, trabalha vendendo salgadinho nas ruas de Gurupi e disse que as cestas ajudam muito nesse momento de pandemia. “As vendas ficaram mais difícil e a renda caiu muito com essa pandemia. As cestas vão garantir nossa alimentação”, ressaltou.

No Cras do setor Vila Nova, Geralda Pinto Nogueira, cadastrada nos programas sociais, agradeceu a ação do governo estadual e disse que a cesta básica ajuda demais na complementação da alimentação da família.

Justina Soares de Sousa está desempregada e seu marido trabalha somente quando aparece serviço. Cadastrada no Cras do município, ela recebeu uma cesta e disse que os alimentos ajudarão muito. “Esses alimentos servirão para muitos dias e ajudam demais em nossa alimentação”, afirmou ela.

A paróquia São Judas Tadeu foi uma das entidades religiosas atendida pela ação da Setas. O padre José Francisco agradeceu a ação do Governo do Tocantins e disse que “as cestas básicas atenderão cem famílias em situação de vulnerabilidade que são assistidas pela Associação Pai da misericórdia”.

Desde o início da ação de entrega de cestas básicas, as famílias impactadas pela pandemia no município de Gurupi já foram atendidas com cerca de 500 toneladas de alimentos.

O secretário da Setas, José Messias Araújo disse que a ação é voltada para as famílias vulneráveis impactadas pela pandemia da Covid-19. “O Governo do Tocantins busca com essa ação amenizar os impactos da pandemia nas famílias mais vulneráveis. É uma determinação do governador Mauro Carlesse, que essa ação tenha continuidade para que não falte alimentos nas mesas dos tocantinenses em situação de vulnerabilidade”, destacou o secretário.

Ação emergencial

A ação de entrega de cestas básicas, executada pelo Governo do Tocantins, teve início com o Decreto n° 6.070, de 18 de março de 2020, quando o governador Mauro Carlesse determinou situação de emergência no Tocantins, em virtude dos impactos da pandemia provocada pelo novo Coronavírus.

Desde o início da ação, em março de 2020, já foram distribuídas 1,3 milhão de cestas básicas nos 139 municípios do Estado, por meio da Setas e de outros órgãos estaduais como o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

Transparência e controle

Os processos referentes às aquisições e aos contratos realizados no contexto da covid-19 estão disponíveis no Portal da Transparência pelo endereço www.transparencia.to.gov.br. Para consultar, acesse na página principal a aba azul - Consulta Contratos Emergenciais -, e a aba verde - Gráficos dos Empenhos e Pagamentos -, e informe-se sobre todos os trâmites.

É importante ressaltar que compras diretas, ou seja, sem licitação, estão autorizadas pela Lei Federal n° 13.979/2020 – de enfrentamento à covid-19, somente para atender a situação emergencial provocada pela pandemia.

Legislações federal e estadual, referentes a este contexto, estão disponíveis para consulta no site da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) pelo link https://www.cge.to.gov.br/legislacao/legislacao-aplicada-a-covid-19/.

No Cras do setor Vila Nova, Geralda Pinto Nogueira.jpeg -
Desde o início da ação, as famílias de Gurupi já foram atendidas com cerca de 500 toneladas.jpg -
Justina Soares de Sousa está desempregada.jpeg -