Reforço técnico para produção e gestão de geoinformação acontece com retomada de capacitações ofertadas pela Seplan, através do PDRIS.

por Patricia Fregonesi
Capacitação em produção e gestão da geoinformação tem início

Tem início hoje, dia 6 de outubro de 2021, o terceiro módulo da capacitação dos técnicos que atuam na área de geoprocessamento nas diversas pastas que compõe a Comissão de Cartografia do Estado do Tocantins - CECAR. A capacitação é oferecida pela Secretaria do Planejamento e Orçamento (SEPLAN) no formato EAD, sendo uma continuidade dos procedimentos contratados para a normatização e sistematização da produção cartográfica tocantinense através do escopo do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS).

As capacitações foram iniciadas no ano de 2019 com a realização dos módulos I - Infraestrutura de Dados Espaciais e II - Metadados, com participação de 35 técnicos em cada um. Devido a pandemia da COVID-19 e todas as questões sanitárias e legais envolvidas, assim houve a suspensão dos eventos presenciais. Com o retorno gradual das atividades as capacitações serão retomadas, no formato EAD, disponibilizado através de plataforma online.

A capacitação trata de tema específico com fundamentação teórica e aplicação prática dos principais fundamentos da cartografia, fazendo-se necessária a participação de técnicos com noções prévias acerca da produção e gestão da geoinformação. Aproximadamente 40 técnicos devem participar deste módulo.

A capacitação será executada pelo consultor individual Omar Antônio Lunardi e está fundamentada no Plano Cartográfico do Estado do Tocantins, ferramenta que norteia a Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado do Tocantins – IDE e contém as atividades e estratégias voltadas ao desenvolvimento das ações de cartografia no Estado, conforme regulamentado no Decreto Estadual no 5.459/2016, que instituiu o Sistema Cartográfico do Estado do Tocantins.

Módulo III - Bancos de Dados Geográficos

Carga horária: 38 horas

Datas: 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de outubro.

Ementa

•       Implementação de BDG temático - Nesta capacitação será implementado, em plataforma de software livre, o protótipo do BDG Temático da Fitofisionomia.

•       Ferramentas para uso BDG - revisão das ferramentas comumente empregadas nas várias categorias de software em uma Infraestrutura de Dados Espaciais, para manipulação e disseminação dos dados geoespaciais armazenados em bancos de dados.

•       Padrões de Serviços – revisão dos principais serviços OGC usados como padrões de interoperabilidade em infraestruturas de dados espaciais: Web Map Service (WMS), Web Feature Service (WFS), Web Coverage Service (WCS) e Catalog Web Service (CSW).