Caravana da Sudam chega ao Tocantins

O Tocantins recebe, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, a caravana da Sudam, um evento técnico e direcionado ao planejamento de ações e capacitação dos gestores locais, com 5 oficinas simultâneas com gestores e servidores estaduais.
por Patricia Fregonesi
Sudam chega ao Tocantins

A ação itinerante “Sudam nos Estados – Diálogos com quem promove o desenvolvimento regional na Amazônia Legal”, formada pela superintendente, técnicos e gestores da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) chega ao Tocantins no dia 30 de setembro. A caravana está percorrendo as nove capitais da Amazônia Legal para ouvir demandas e difundir informações sobre os instrumentos de desenvolvimento regional oferecidos pela autarquia.

O Tocantins recebe, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, um evento técnico e direcionado ao planejamento de ações e capacitação dos gestores locais. Serão 5 oficinas simultâneas com gestores e servidores estaduais, iniciando no dia 30 com um diálogo sobre as boas práticas em convênios.

“Toda informação que ajude o Estado do Tocantins a crescer e desenvolver suas regiões é muito bem-vinda. A caravana da Sudam vem trazer ainda mais conhecimento para nossos técnicos usarem de forma planejada os recursos disponíveis para o desenvolvimento da região, com foco na redução da desigualdade e crescimento sustentável”, pondera Sergislei de Moura, Secretário de Planejamento e Orçamento.

O evento itinerante atende os nove estados da Amazônia Legal: Maranhão, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Acre, Mato Grosso e Tocantins. A Sudam coletará subsídios para propor medidas que facilitem o acesso dos estados, municípios, setores produtivos e outros atores aos recursos federais, por meio dos instrumentos de ação da Superintendência.

Oficinas

As oficinas acontecem simultaneamente na Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), na Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, na Embrapa, na Secretaria de Ciência e Tecnologia e na Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) e ainda bordam temáticas como Desenvolvimento Sustentável, PRDA e Incentivos Fiscais, além de Convênios.

Na sexta-feira, 01 de outubro, a Superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos Löw faz um encontro com os gestores do Estado e apresenta uma oficina de Comunicação Estratégica.

Sudam

Órgão de planejamento e desenvolvimento regional que atua nos nove estados da Amazônia Legal (MA, PA, AP, RR, RO, AC, AM, MT, TO), a Sudam deseja coletar subsídios para propor medidas que facilitem o acesso dos estados, municípios, setores produtivos e outros atores aos recursos federais, por meio dos instrumentos de ação da Superintendência.  Além disso, os dados vão subsidiar a elaboração das Diretrizes e Prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte-FNO, do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia-FDA e outras ferramentas da Sudam para fomentar o desenvolvimento includente e sustentável das localidades.

Programação -