Capacitação de técnicos que atuam na área de geoprocessamento é retomada hoje

por Patricia Fregonesi
Controle de qualidade de dados Geoespaciais file_download

O quarto módulo da capacitação dos técnicos que atuam na área de geoprocessamento nas pastas que compõe a Comissão de Cartografia do Estado do Tocantins – CECAR, tem início hoje, 03 de novembro de 2021. A capacitação é no formato EAD e faz parte do contratado para a normatização e sistematização da produção cartográfica tocantinense através do escopo do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS), em execução pela Secretaria do Planejamento e Orçamento (SEPLAN).

Entenda

As capacitações foram iniciadas no ano de 2019 com a realização dos módulos I - Infraestrutura de Dados Espaciais e II - Metadados. A capacitação trata de tema específico com fundamentação teórica e aplicação prática dos principais fundamentos da cartografia, fazendo-se necessária a participação de técnicos com noções prévias acerca da produção e gestão da geoinformação.

O módulo III foi finalizado no dia 15 de outubro e o quarto módulo segue até dia 12 de novembro. Cerca de 40 técnicos participam da capacitação.

Modulo IV: Especificação Técnica do Controle de Qualidade de Dados Geoespaciais e Metodologia para Controle de Qualidade dos Dados Geoespaciais

Ementa

•       Apresentação da ET-CQDG - apresentação baseada integralmente no conteúdo desta norma nacional.

•       Apresentação da Metodologia de Trabalho para Controle de Qualidade - apresentação baseada integralmente no conteúdo da nacional.

A capacitação será executada pelo consultor individual Omar Antônio Lunardi e está fundamentada no Plano Cartográfico do Estado do Tocantins, ferramenta que norteia a Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado do Tocantins – IDE e contém as atividades e estratégias voltadas ao desenvolvimento das ações de cartografia no Estado, conforme regulamentado no Decreto Estadual no 5.459/2016, que instituiu o Sistema Cartográfico do Estado do Tocantins.