Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos é tema de encontro entre Semarh e prefeitos

Encontro virtual reuniu servidores da Diretoria de Políticas Ambientais (DPA) e prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Palmas
por *Luíza Caetano/Governo do Tocantins
-
Plano vai ajudar os municípios a executar ações para cumprir a legislação federal e estadual de gestão dos resíduos sólidos - Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins

A Diretoria de Políticas Ambientais (DPA) da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou nesta sexta-feira, 28 de maio, o primeiro encontro virtual com os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Palmas para tratar sobre o Termo de Convênio referente à transferência de recursos financeiros de emenda parlamentar para a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Consórcio.

Durante o encontro conduzido pela gerente de Resíduos Sólidos e Apoio aos Municípios, Hélia Pacheco, foi apresentada a proposta da emenda e a sua importância para os prefeitos. Segundo a gerente, “esse plano é de extrema importância para o Consórcio porque nele estarão planejadas todas as ações que deverão executar para cumprir a legislação federal e estadual de gestão dos resíduos sólidos, além da captação de recursos financeiros que os membros terão”. 

O diretor executivo do Consórcio, Bernardino Rodrigues di Sousa, esteve presente durante a reunião e afirmou que os integrantes estão muito interessados na proposta e pretendem fazer uma boa gestão dos resíduos sólidos. “Nós teremos prazo para iniciar e para entregar resultados, essa execução dos serviços nos dará a oportunidade de termos reconhecimento de outras autoridades para contribuir com demais projetos”, ressaltou.

Os prefeitos dos municípios participantes do Consórcio deverão entregar a documentação exigida para prosseguir com o andamento da emenda parlamentar. Ainda na videoconferência, foi acordado que haverá uma nova reunião virtual para apresentação da minuta e do plano de trabalho e um terceiro encontro, este presencialmente na Semarh, na ocasião de assinatura do termo junto à secretária Miyuki Hyashida. 

 

*Estagiária sob supervisão de Camila Mitye

Reunião virtual teve condução da Diretoria de Políticas Ambientais da Semarh - Reprodução/Google Meet
keyboard_arrow_up