Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Semarh promoverá palestras e capacitações

Durante toda a semana serão ministradas palestras de capacitação e orientação sobre pautas ambientais
por Robson Corrêa/Governo do Tocantins
-
No dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente - Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins

Com o objetivo de criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta, foi instituído em 05 de maio de 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conferência essa que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo. A data simboliza um período de reflexão e atenção de todos os setores da população sobre os cuidados com os recursos naturais.
Em 2021, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), vai apresentar uma programação que busca, dentre outras coisas, orientar a sociedade e os gestores sobre os reflexos que as ações humanas podem gerar para o meio ambiente. “Vamos promover palestras e oficinas durante o mês de junho que vão abordar desde o risco das queimadas até os cuidados com a Gestão de Resíduos Sólidos no Tocantins”, destacou a titular da Semarh, Miyuki Hyashida. 
A programação inicia na próxima segunda-feira, 07, com o lançamento oficial do projeto Foco no Fogo. Respeitando as orientações das autoridades sanitárias, o evento será realizado no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militares do Tocantins a partir das 08h00, e contará com a presença das equipes que compõem o Comitê do Fogo. 
O projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho de prevenção visando à redução nos focos de incêndios no Tocantins. As equipes vão percorrer 32 cidades pelo interior do Estado orientando os moradores da zona rural e urbana sobre a importância de evitar qualquer tipo de queimada nesta época do ano. Em 2020 foram visitadas mais de 900 propriedades em 13 cidades que apresentaram altos índices de queimadas.  A expectativa é que esse ano, os resultados sejam ainda mais satisfatórios com a redução dos focos de queimadas.
Seguindo o cronograma de ações, será realizado um Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), na parte externa do órgão, que fica localizado na na Praça dos Girassóis. A coleta terá início às 08h00 e vai acontecer até às 17h00. A estratégia do sistema Drive Thru permite que as pessoas façam a entrega dos materiais a serem doados sem precisar sair do carro, respeitando as medidas sanitárias.
A comunidade em geral poderá participar da ação, podendo fazer a doação de todos os tipos de materiais recicláveis limpos e secos utilizados no seu dia a dia, tais como caixas de leite, vidros de azeitona, metais, papéis e plásticos comuns do tipo saco de açúcar, arroz e sacola plástica. Quem participar do “Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária” receberá uma muda de planta nativa do Cerrado pela doação realizada.
O evento é uma realização da Rede TO Sustentável que é composta pela Semarh, TJ-TO, Ministério Público Estadual (MPE/TO), Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), Defensoria Pública Estadual (DPE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob a coordenação do Núcleo de Gestão Socioambiental do TJ-TO.
Os materiais arrecadados no “Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária” serão destinados equitativamente às Associações e Cooperativas de Resíduos da Capital. São elas: Associação Reciclopalmas, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas (Ascampa), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Sólidos de Palmas (Ascamares) e Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan).
Dentro da grade de programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Semarh vai realizar, de forma virtual, uma Capacitação sobre a Renovação do Protocolo do Fogo, estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais.  O evento acontece entre os dias   07 e 10 de junho das 14h00 às 17h30. 
A capacitação terá como objetivo instruir representantes dos 139 municípios do Tocantins sobre a renovação do Protocolo de Uso e Controle do Fogo, além de apresentar estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais realizadas pela Semarh, Naturatins e Defesa Civil do Estado do Tocantins.
Serão disponibilizadas duas vagas por município, sendo uma para o Prefeito e outra para o Secretário de Meio Ambiente, os quais devem preencher o formulário de inscrição enviado por e-mail. Caso o Prefeito não tenha disponibilidade de participar, deverá indicar um representante.
A confirmação da presença deve ser feita através do e-mail: protocolodofogo@semarh.to.gov.br. A Diretoria de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh ainda estará esclarecendo dúvidas através do telefone (63) 3218-7696.
A temática sobre os cuidados e orientações acerca dos resíduos sólidos também fará parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente. Por meio de uma plataforma virtual, a Semarh vai coordenar uma Palestra sobre a Implantação e atuação do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas - CODANORTE, especialmente na gestão dos resíduos sólidos. O evento será realizado no dia 10 de junho e tem como público alvo 21 municípios da Região Sudeste do Tocantins. Os interessados devem acessar o link: https://meet.google.com/cyn-cuyx-mkd a partir das 09h00.

A data simboliza um período de reflexão e atenção de todos os setores da população com o Meio Ambiente - Fernando Alves/Governo do Tocantins
Dunas do Jalapão - Fernando Alves/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up