Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda recebe doação de EPIs da Covid-19 para execução de projeto em Araguaína

Os equipamentos serão para projeto que irá levantar a carga viral do novo Coronavírus no esgoto de Araguaína
por *Luíza Caetano/Governo do Tocantins
Gerente de planta da Gelnex e vice-presidente do CBHRLC, Fernando Galdiolle, presidente do CBHRLC, Mario Roberto, gerente Administrativa da Gelnex, Jesuslene Xavier - Foto: Arquivo pessoal

Nesta quarta-feira, 07, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda (CBHRLC) que faz parte do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, e tem como gestora a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), recebeu a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a Covid-19, que serão destinados à equipe que está executando o projeto de levantamento de carga viral do novo Coronavírus na rede de esgoto do município de Araguaína.

A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, demonstrou seu contentamento com a doação e ressaltou a relevância da parceria entre as instituições. “O Governo do Estado vem executando um trabalho essencial na distribuição de itens de prevenção ao novo Coronavírus desde o início da pandemia. E ver nossa pasta contribuindo através dos Comitês, reforça o quanto estamos alinhados e firmes no combate à Covid-19, auxiliando na proteção de todos os envolvidos no projeto”, enfatizou.

Dentre os materiais arrecadados pelo CBHRLC, estão luvas descartáveis de látex, máscaras PFF2 tipo N95 sem válvula, máscaras cirúrgicas descartáveis, aventais de uso hospitalar descartáveis e máscaras do tipo protetor facial Face Shield. A doação foi feita pela empresa Gelnex Gelatina BR, através dos seus representantes, Fernando Galdiolle e Jesuslene Xavier.

Conforme o presidente do CBHRLC, Mario Roberto Rocha, o projeto faz parte de atividades dos professores da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), que através da Câmara Técnica, solicitou auxílio do Comitê para aquisição dos materiais de proteção, “sendo assim o comitê acionou seus parceiros e prontamente foi atendido, o que possibilita a realização de novos projetos referentes aos recursos hídricos”, afirmou.

O gestor ainda destacou o empenho da Câmara Técnica do Comitê em conseguir os materiais para proporcionar mais segurança às equipes parceiras que integram o Comitê. “Esperamos que essa pandemia acabe e nos permita realizar reuniões presencias. Essa doação vai também facilitar a execução de ações importantes do Comitê e oferecer segurança a todos os membros”, completou o presidente.

A professora de biologia Priciane Cristina Ribeiro, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) é coordenadora do projeto beneficiado e destaca que a execução dos trabalhos de pesquisa expõe muito a equipe à riscos biológicos. "Durante a coleta das amostras há possibilidade de contaminação, por isso temos uma grande necessidade de equipamentos específicos para proteção. E essa doação que o Comitê conseguiu para nós será muito bem-vinda e proveitosa”, acrescentou.

*Estagiária sob supervisão de Tânia Caldas