Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso discute processo eleitoral

Na ocasião, foram apresentados pontos favoráveis e contrários sobre realização da eleição neste momento delicado de pandemia
por *Luíza Caetano/Governo do Tocantins
-
Reprodução GoogleMeet

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso (CBHRF) se reuniram nesta sexta-feira, 09, para realizar a 3ª Reunião Ordinária de 2021, por meio de videoconferência para a deliberação de pautas. Dentre os assuntos tratados, o encontro se concentrou no debate sobre o processo eleitoral do Comitê da referida Bacia. Na ocasião, foram apresentados os pontos favoráveis e contrários sobre a realização da eleição neste momento delicado da pandemia.

A atual Mesa Diretora do Comitê teve o seu mandato concluído no mês de setembro de 2020, porém, devido a atual situação pandêmica provocada pelo novo Coronavírus, ocorreu a necessidade de prorrogação por mais um ano. Durante a reunião, os membros debateram amplamente a possibilidade de se realizar uma nova eleição para composição do Comitê.

O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Aldo Azevedo, enfatizou a necessidade de visita aos municípios que possuem membros no Comitê, em razão da troca de prefeitos que tomaram posse no início do ano, na maioria das cidades.

“Uma reunião importante como essa de eleição não é viável ser feita por videoconferência. Sugiro que ocorra em outro momento, pois precisamos que seja presencial. As visitas técnicas também têm essa necessidade e por segurança devemos aguardar a oportunidade certa, não é momento para tratar um assunto importante como esse, no formato virtual”, afirmou. 

O presidente do Comitê, professor Jair da Costa Filho, sugeriu a criação da Comissão Eleitoral do CBHRF para se responsabilizar pelo andamento do processo, até que ocorra a possibilidade de realizar a eleição. Com aprovação por unanimidade, os membros indicados para compor a comissão são: Gorete Cordeiro – titular: representante estadual e coordenadora da comissão, Euvaldo Pinheiro – titular: usuário de água, vice-coordenador e Mariano Atxokâ Ribeiro Krahó Kanela – titular: sociedade civil organizada - secretário da comissão, Luan Ribeiro – suplente: sociedade civil organizada.

Conforme decisão unânime dos representantes, o mandato da atual diretoria do Comitê permanece prorrogado até que a comissão responsável sugira uma data para eleição, sem colocar em risco a saúde de todos, devido ao risco da Covid-19. 

 

*Estagiária sob supervisão de Tânia Caldas

keyboard_arrow_up