Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso delibera sobre a implantação de réguas linimétricas nas elevatórias do Rio Formoso para assegurar o uso sustentável da água

Decisão aconteceu durante a 4ª. Reunião Ordinária realizada de forma virtual do CBH Rio Formoso
por Fábia Lázaro /Governo do Tocantins
-
Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso deliberam sobre o uso de réguas milimétricas - Foto: Marcel de Paula file_download

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso realizou nesta sexta-feira, 12, a 4ª Reunião Ordinária para deliberação de temas importantes voltados à atuação do Comitê. Na pauta, a discussão sobre a escolha dos novos membros que irão compor o Comitê na gestão 2021/2024, além de outras deliberações como a votação do Parecer 003 da Câmara Técnica que visa regulamentar o uso sustentável e racional da subbacia do Rio Dueré.

Os membros deliberaram que a composição do comitê será composto por 11 membros titulares e 11 suplentes representantes dos seguintes segmentos: poder público, usuário de água e sociedade civil organizada.

Ao deliberar sobre o parecer 003 da Câmara Técnica a plenária estabeleceu regras definidas para operacionalização do uso de água das elevatórias do Rio Dueré, onde ficou definido a instalação de réguas linimétricas a montante de cada elevatória para assegurar uma transparência na utilização da água, tanto para o órgão gestor como para os diversos usuários da bacia. 

Para o diretor de Planejamento e Gestão dos Recurso Hídricos, o Rio Dueré é um dos mais  impactados da bacia do Rio Formoso, e a adoção das réguas linimetricas vai permitir integrar esta sistema ao plano de segurança hídrica de bacia com o sistema semafórico que aponta o nível do rio.

O presidente do CBH Rio Formso Jair da Costa Oliveira Filho destacou a importância da participação de cada membro do colegiado nas votações, tendo em vista que o voto de cada um tem o mesmo peso e o mesmo valor. “Daqui saem decisões importantes sempre levando em conta a segurança hídrica e os diversos usos da bacia já que todos os segmentos  aqui estão democraticamente representados”, afirmou. 

 

Diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, durante 4ª. Reunião Plenária do CBH do Rio Formoso - Marcel de Paula file_download
keyboard_arrow_up