Governador Carlesse autoriza início das obras de infraestrutura no Povoado Grotão, em Axixá

Orçadas em R$ 3,2 milhões, obras fazem parte das ações do programa "Tocando em Frente"
por Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins
Governador Mauro Carlesse fez questão de ressaltar que a marca de sua gestão é começar e concluir as obras iniciadas e que o Povoado Grotão será transformado para melhor em um curto espaço de tempo - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Como parte das ações do programa Tocando em Frente, o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, autorizou nesta sexta-feira, 27, o início das obras de melhorias de infraestrutura, urbanização e segurança viária do Povoado do Grotão, no município de Axixá do Tocantins, na região do Bico do Papagaio.

As obras serão executadas pela Construtora Centro Norte (Conceno) e está orçada em R$ 3,2 milhões. Os recursos são oriundos de financiamento do Banco Mundial, por meio do Programa de Desenvolvimento Regional, Integrado e Sustentável (PDRIS).

As melhorias envolvem terraplenagem, pavimentação asfáltica, drenagem, sinalização vertical e horizontal, jardinagem, acessibilidade, mobilidade urbana e quiosques no Povoado Grotão, entre Augustinópolis e Axixá, em um trecho de 1,7 km. O projeto é de grande importância socioeconômica para a comunidade do povoado Grotão e a expectativa é de que as obras sejam entregues ainda este ano.

O governador Mauro Carlesse fez questão de ressaltar que a marca de sua gestão é começar e concluir as obras iniciadas e que o Povoado Grotão será transformado para melhor em um curto espaço de tempo. "É um projeto-piloto, que será estendido a outras localidades. Em breve, vamos inaugurar essa obra, que vai melhorar muito a qualidade de vida dessa comunidade. É isso que queremos e estamos fazendo em todo o Estado, melhorando a qualidade de vida dos tocantinenses", pontuou.

Mauro Carlesse reforçou que o programa Tocando em Frente será um marco para o Tocantins, com obras e geração de empregos no Estado.

O prefeito de Axixá, Auri Wulange, destacou a importância da obra para a comunidade, o caráter municipalista da gestão do governador Carlesse e os benefícios que a cidade já recebeu, fruto das parcerias com o Governo do Tocantins. "Graças à parceria [com o Governo Estadual] já é possível visualizar muitas melhorias na cidade. Essa parceria nos dá tranquilidade para administrar o município, a exemplo dessa obra que está sendo autorizada no povoado Grotão", ressaltou.

O deputado estadual Jair Farias lembrou que muitos acidentes envolvendo membros da comunidade já foram registrados no local escolhido para receber as melhorias do programa Tocando em Frente. "Agora, o Governador está pondo fim a esse problema. E o mais importante é que se trata de um projeto-piloto, de grande alcance social, que será estendido a outras localidades do Estado", frisou.

Projeto

A região do Bico do Papagaio tem a característica de vários aglomerados que se formaram às margens das rodovias. As estradas levam desenvolvimento para a região, mas as pessoas migraram para as suas margens, dando origem aos povoados.

De acordo com o projeto, serão construídas lombofaixas, acessos laterais, calçadas, pontos de ônibus e vans em recuo com rampas de acesso e cobertura, oito quiosques, ruas do tipo marginal à rodovia, defensas metálicas em pontos estratégicos e trevo de acesso.

A iniciativa foi concebida a partir de reuniões com a comunidade local, por meio de duas audiências públicas. O projeto é piloto e visa garantir a segurança dos moradores impactados pela rodovia.

Inaugurações

Além de assinar a Ordem de Serviço para a revitalização do Povoado Grotão, o Governador prestigiou a inauguração das arquibancadas e a iluminação do Estádio Municipal Beira Serra, do Centro de Lazer Maria Castro e outras obras da prefeitura de Axixá.

Participantes

O governador Mauro Carlesse foi acompanhado pelo vice-governador Wanderlei Barbosa; pelos deputados estaduais Ricardo Ayres, Olyntho Neto, Jair Farias e Vanda Monteiro; além de prefeitos, vereadores e líderes políticos da região.

Edição: Luiz Melchiades

Revisão Textual: Marynne Juliate

Governador Mauro Carlesse reforçou que o programa Tocando em Frente será um marco para o Tocantins, com obras e geração de empregos no Estado - Esequias Araújo/Governo do Tocantins
O Governador prestigiou a inauguração das arquibancadas e a iluminação do Estádio Municipal Beira Serra, do Centro de Lazer Maria Castro e outras obras da prefeitura de Axixá - Esequias Araújo/Governo do Tocantins