Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio finalizam na próxima quarta-feira, 14

As inscrições para o principal mecanismo de acesso à educação superior podem ser feitas exclusivamente no site do Inep
por Dicom Seduc/Governo do Tocantins
-
Estudantes têm até a próxima quarta-feira,14, para efetuar a inscrição no Enem - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Estudantes têm até a próxima quarta-feira,14, para efetuar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal mecanismo de acesso à educação superior. No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estão disponíveis o edital e as orientações gerais para a prova. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep. 

As provas, tanto a versão em computador quanto a impressa, serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, e contarão com itens iguais e o mesmo tema de redação. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade. Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.

Quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso ao ensino superior. Já os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem para autoavaliação de conhecimentos.

Mobilização 

Os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Girassol de Tempo Integral Agropecuário, de Almas, estão promovendo uma mobilização por meio de campanha virtual com ‘posts’ informativos em alusão ao término das inscrições do Enem, além de dispor o passo a passo para efetuar as inscrições.

De acordo com a diretora da unidade, Marizete Cardoso, o empenho da escola e o incentivo dos estudantes estão concentrados em efetivar as inscrições.

“Para garantir que os estudantes da 3ª série não fiquem de fora do Enem, algumas estratégias foram adotadas pela escola, como a de disponibilizar servidores na unidade escolar para essa finalidade, bem como o incentivo por meio da divulgação da importância do Exame a todos os estudantes e aos pais, visando despertar o interesse do estudante a realizar seu Projeto de Vida”, pontuou.

A ideia é incentivar aqueles que têm dificuldade de acesso à internet, dúvidas sobre o processo de inscrição, e até mesmo os que estão desmotivados. 

Provas

Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

 

keyboard_arrow_up