Escolas Cívico-Militares do Tocantins recebem certificação do Governo Federal em Brasília

O evento visou reconhecer escolas que adotaram o modelo de gestão na área educacional, didático-pedagógica e administrativa
por Dicom Seduc/Governo do Tocantins
-
O evento visou reconhecer escolas que adotaram o modelo de gestão na área educacional, didático-pedagógica e administrativa - Foto: Divulgação file_download

Três escolas do Tocantins foram certificadas pelo Ministério da Educação (MEC), em cerimonia realizada em Brasília, nessa quarta-feira, 24, pela adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). A Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas; a Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva, de Gurupi; e a Escola Estadual São José Operário, de Paraíso do Tocantins, estão na lista das 43 unidades que implantaram o modelo de gestão do programa no 1º ciclo, em 2020, conforme as diretrizes das escolas Cívico-Militares.

O evento visa reconhecer as unidades que adotaram o modelo de gestão na área educacional, didático-pedagógica e administrativa. Participaram representantes do Distrito Federal e dos seguintes estados: Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Presente na solenidade, a assessora de Apoio aos Municípios na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Kelma Tavares Barbosa, ressaltou que o momento é importante para a valorização dos profissionais que atuam no Programa. “É um reconhecimento pela execução das iniciativas e objetivos estratégicos propostos pela metodologia, que já mostra resultados e avanços no processo de ensino e aprendizagem nas unidades contempladas”, ponderou.

O presidente da república, Jair Bolsonaro, prestigiou a cerimônia de certificação, que contou com apresentações musicais da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, da Escola Estadual Vila União de Palmas, que passou a ofertar a metodologia cívico-militar, em 2021. 

A transmissão do evento pode ser assistida pelo canal no YouTube do Ministério da Educação.

Pecim no Tocantins

Em 2019, os Estados começaram a aderir ao Pecim e foram realizadas consultas públicas à comunidade escolar das unidades de ensino, para a implantação da fase-piloto do Programa. No ano de 2020, três unidades de ensino do Tocantins aderiram ao modelo de Escola Cívico-Militar proposto pelo MEC: Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas; Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva, de Gurupi; e a Escola Estadual São José Operário, de Paraíso do Tocantins. Em 2021, a comunidade escolar do Colégio Estadual Tiradentes, em Formoso do Araguaia, aprovou a implantação, assim como fez a comunidade da Escola Estadual Vila União, de Palmas, e do Colégio Estadual Dom Alano, de Peixe. 

A cerimônia de certificação ainda contou com apresentação da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, da Escola Estadual Vila União de Palmas - Reprodução file_download
keyboard_arrow_up