Equipes de Escolas Jovem em Ação do Tocantins participam de formação com representantes da Rede PEA Unesco

Momento formativo on-line teve como temática os 'Objetivos de Desenvolvimento Sustentável'
Equipes das escolas Jovem em Ação do Tocantins durante formação com representantes da Rede PEA Unesco - Foto: Divulgação Dicom Seduc/Governo do Tocantins

A equipe de Implantação do Ensino Médio de Tempo Integral da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a coordenadora regional da Rede Programa Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA/Unesco), Luciana Carvalho, recebeu em momento formativo a professora Patrícia Vieira Sarmento que ministrou palestra à  equipe de 20 escolas que fazem parte do Programa de Fomento à Implementação de Ensino Médio em Tempo Integral, que no Tocantins são denominadas Escolas Jovem em Ação. A formação, realizada via google meet nessa sexta-feira, 10, teve como temática os 'Objetivos de Desenvolvimento Sustentável'.

A palestra compõe uma das atividades realizadas para apoiar as escolas no processo de candidatura à associação à Rede PEA/Unesco. De acordo com a coordenadora da Rede PEA Unesco-TO, Luciana Fagundes, "esses momentos formativos são fundamentais para apoiar as escolas em seus projetos e para que esses tenham um potencial verdadeiramente transformador e duradouro na comunidade escolar", destacou.

A professora Patrícia Vieira Sarmento demonstrou como ocorreu o desenvolvimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 e a sua relação com a educação. "A sustentabilidade deve ser compreendida e vivida enquanto um princípio, que tem o potencial de inclusive transformar a comunidade escolar", ressaltou. Nesse sentido, a professora Márcia Brasileiro, Gerente de Ensino Integral da Seduc, reforçou a importância de uma educação integrada com o meio-ambiente para o fortalecimento do Projeto de Vida dos estudantes nas Escolas Jovem em Ação.

PEA/Unesco

O PEA é uma Rede de Escolas comprometida a promover os ideais, valores e prioridades da Unesco, criada em 1953. Hoje, são 10 mil unidades escolares em 180 países. No Brasil, são 583 instituições associadas, que trabalham para construir ativamente um mundo mais justo, pacífico, inclusivo e sustentável.

As 20 escolas Jovem em Ação do Tocantins enviarão seus relatórios finais de atividade até 30 de novembro de 2021.

Edição: Dicom Seduc/Governo do Tocantins

Revisão Textual: