Entrega de ônibus e assinatura de parceria para uso de unidade de ensino marcam agenda da Educação em Gurupi

O ônibus escolar tem capacidade para transportar 29 estudantes sentados e segue padrões de qualidade e segurança
por Cláudio Paixão/Governo do Tocantins
-
Veículo atenderá aos estudantes da escola no Trevo da Praia, em Gurupi - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), entregou nesta quarta-feira, 9, um ônibus para integrar a frota do transporte escolar do povoado Trevo da Praia, em Gurupi. Na ocasião, foi assinado, ainda, termo de cooperação entre o Estado e o Município para o uso compartilhado do espaço da Escola Municipal Benevenuto Alves Moreira. 

Na unidade de ensino, o Município oferta da educação infantil ao ensino fundamental, e o Estado, o ensino médio como extensão da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa. "Com essa assinatura do Termo de Cessão de Uso, que formaliza a nossa parceria com o Município, teremos condições de trazer importantes investimentos para a unidade de ensino", destacou a titular da Seduc, Adriana Aguiar. 

A gestora destacou que um dos primeiros benefícios que estão sendo estudados para ser implementado na unidade de ensino é a cobertura da quadra esportiva. "A equipe da engenharia da Seduc já fez o levantamento para elaboração do projeto estrutural e vamos trabalhar para que sejam direcionados os recursos para cobertura e reforma geral. Também já somos parceiros com o Programa Mesa Farta na Escola, iniciativa que consiste na implantação de hortas e de áreas para cultivo diversificado de alimentos nas escolas, a serem destinados à alimentação escolar e às famílias dos estudantes", explicou.

A secretária municipal de Educação de Gurupi, Amanda Costa, destacou a importância do momento. "Gurupi, historicamente, não tinha essa proximidade com o Governo do Estado. E para nós, gestores, é muito satisfatório ter o Governo próximo. Essa proximidade traz benefícios para a população e esse é o nosso foco de trabalho, atender à população", ressaltou. 

Transporte Escolar

A comunidade escolar do povoado Trevo da Praia também recebeu, nesta quarta-feira, um dos ônibus que foram direcionados ao município pelo Governo do Estado, por meio do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal. "O governador Mauro Carlesse tem sido o nosso parceiro na realização de inúmeras ações e hoje esse ônibus que entregamos aqui é um desses benefícios", pontuou a prefeita do município, Josi Nunes. 

O veículo tem capacidade para a condução de 29 estudantes sentados e conta com porta de lâmina única, que possui vedação total para entrada de pó e água, o que permite o tráfego em estradas rurais de difícil acesso. Os modelos também terão um sistema aperfeiçoado de isolamento térmico do motor, o que proporciona a diminuição do calor no interior do veículo.

Além disso, é equipado com dispositivos de acessibilidade e segue padrões de qualidade e segurança estipulados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Polo UAB

Com a garantia da continuidade do funcionamento do polo de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Gurupi, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, também assinou o Termo de Compromisso Mantenedor do Polo de Apoio Presencial do Sistema UAB,  com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reafirmando o apoio do Estado na manutenção das atividades do polo. 

Na UAB de Gurupi, são ofertados os cursos de Licenciatura em Química, Física, Biologia e Matemática. "Esse termo é de fundamental importância para a realização das atividades. O Estado cede os profissionais que atuam no polo, assim como todo o material de expediente e escritório", explicou a coordenadora do polo de EAD da UAB em Gurupi, Maria Conceição Alves Soares. 

 

 

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, assinou Termo de Compromisso Mantenedor do Polo de Apoio Presencial Sistema UAB - Marcio Vieira / Governo do Tocantins
Governo do Tocantins e Município de Gurupi assinam termo para uso comum de unidade de ensino - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
A secretária Adriana Aguiar (c) entrega a chave do ônibus à prefeita Josi Nunes e à secretária municipal, Amanda Costa - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up