Comissões sobre PCR da educação nos municípios participam de formação em Palmas e Gurupi

As formações têm como objetivo dar suporte para que as comissões gestoras dos Planos de Carreira e Remuneração (PCR) dos municípios elaborem e/ou adequem seus planos.
por Philipe Bastos / Governo do Tocantins
-
FOTO 1 - Elias Oliveira.JPG
O superintendente de Tecnologia e Inovação da Seduc, Wilson Alves Pereira, falou sobre a Proposta Pedagógica de 2017 - Foto: Elias Oliveira / Governo do Tocantins

Gestores municipais de educação das Regionais de Palmas e de Gurupi participaram da 3ª etapa do Programa de Formação das Comissões Coordenadoras para a Elaboração / Adequação dos PCR nos Municípios. As formações têm como objetivo dar suporte para que as comissões gestoras dos Planos de Carreira e Remuneração (PCR) dos municípios elaborem e/ou adequem seus planos.

Os encontros foram realizados nas sedes das Diretorias Regionais de Educação (DRE) de Palmas e de Gurupi. Ao todo, coordenadores de 27 municípios ligados a essas duas regionais participaram das formações, que foram realizadas durante todo o dia 28.

As formações foram divididas em três etapas, sendo a 1ª Etapa com o tema Valorização dos Profissionais da Educação (Conceitos e Legalidades/Elaboração do diagnóstico). Esta etapa ocorreu no período entre março e abril de 2017 nos 13 polos regionais.

A 2ª Etapa o Tema foi Sistema de Apoio e Gestão de Planos de Carreira – SisPCR, trabalhada em maio de 2017. Já a 3ª etapa está sendo realizada entre os meses de agosto e setembro de 2017 com o tema Etapas para construção de um plano de Carreira e Remuneração.

Os encontros para as formações são realizadas pela Rede de Assistência Técnica para elaboração ou adequação dos Planos de Carreira e Remuneração. A rede é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) com a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

“A Rede é constituída por Avaliadores Educacionais que são responsáveis pelos processos formativos das Comissões Coordenadoras formadas pelos municípios do Estado do Tocantins que aderiram à Rede de Assistência técnica para o cumprimento da Meta nº 18 do Plano Nacional de Educação (PNE)”, destacou a gerente de Avaliação e Desempenho da Seduc, Ângela Jungblut. 

Além de Palmas, as formações estão sendo realizadas em outras Regionais, como em Araguaína, em que a reunião foi conduzida por Érica de Cássia Maia Ferreira Rodrigues - Divulgação / Governo do Tocantins
A avaliadora Odaléa Barbosa de Sousa Sarmento conduz os trabalhos em Palmas - Divulgação / Governo do Tocantins
Em Gurupi, os trabalhos foram conduzidos por Amanda Cavalcante Rodrigues - Divulgação / Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up