Colégio Sagrado Coração de Jesus de Porto Nacional prepara estudantes para o Enem e vestibulares

As aulas ocorrem ao longo do ano de 2020 e são voltadas para estudantes do ensino médio que irão participar do Enem e vestibulares
por Abrão de Sousa/Governo do Tocantins
Ações do projeto ‘Raio X da Redação do CSCJ’ de Porto Nacional
Ações do projeto ‘Raio X da Redação do CSCJ’ de Porto Nacional - Foto: Seduc / Governo do Tocantins

Em tempo de distanciamento social, em virtude da pandemia do Covid-19, as ações de ensino e aprendizagem continuam ocorrendo de outras formas. Sendo assim, desde o mês de maio deste ano, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Porto Nacional, está desenvolvendo as atividades, por meio virtual, voltadas para a preparação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

As ações preparatórias são voltadas para estudantes do ensino médio que vão participar das provas do Enem e vestibulares e são ofertadas desde maio deste ano, quando as aulas retornaram de forma remota.

Os encontros são realizados para os estudantes das 2ª e 3ª séries do ensino médio, com o projeto que recebeu o nome de ‘Raio X da Redação do Enem do CSCJ’. Nesse projeto, são discutidos os assuntos pertinentes à redação argumentativa, bem como a fundamentação teórica que dá base para a produção desse gênero textual.

Segundo Jordana Joyce Silva Mesquita, professora de redação e produção de textos, a preparação dos estudantes ocorre de forma contínua. “Formatamos o projeto de redação, que acontece uma vez por semana. Esse projeto tem a parceria do professor Leandro, de Filosofia, por pensar que é preciso interdisciplinar e entender as diferentes formas de pensamentos. Devemos ensinar os estudantes a argumentarem, a serem cidadãos que exercem direitos e deveres, conhecem leis e respeitam os direitos humanos. Esse projeto conta com aulas de filosofia, redação, atualidades. Trazemos convidados de diversas áreas de conhecimento. Dentre essas áreas há direito, filosofia e outras”, destacou.

Após as ações, os estudantes produzem os textos relacionados a cada tema discutido. Os textos são corrigidos e devolvidos aos estudantes, para serem recorrigidos por eles. Depois são realizados concursos de texto, com a visão de preparar melhor estes alunos para além da escola, para a vida, afirmou a professora Joyce Mesquita.

Além dos estudantes do Colégio Sagrado Coração de Jesus, há convidados de outros estados para lives que ocorrem mensalmente e são mediadas por meio das tecnologias.

Luziane do Vale Brito Oliveira, mãe da estudante Joana Luiza, da 2ª série do ensino médio, conta que está satisfeita com o resultado do projeto ofertado pelo Colégio. “Com as atividades, o senso crítico está sendo bem desenvolvido. Com a promoção dos debates, os estudantes conseguem argumentar. Percebo que a escola vai além dos conteúdos escolares. A escola promove ações que preparam o cidadão mais crítico, para que sejam capazes de buscar seus direitos. Parabenizo os professores envolvidos no projeto, que conseguiram, mesmo em tempo de distanciamento social, proporcionar um trabalho de qualidade”, pontuou.

Além dos conteúdos curriculares, os estudantes têm oportunidades para conhecerem, em palestras virtuais, temas que tratam dos diretos humanos, sufrágio universal, voto, representatividade, nacionalismo.

TO de casa NO ENEM

Como forma de ajudar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, e de vestibulares, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes implantou o projeto #TONOENEM. A Ação tem a finalidade de proporcionar aos estudantes da rede estadual de ensino acesso a aulas preparatórias para o Enem e vestibulares de outras instituições de ensino superior.

Em 2020, por conta das medidas de prevenção ao novo coronavirus, o programa ganhou nova roupagem, com aulas totalmente online, por meio do canal da Seduc no YouTube e passou a ser chamado TO de casa NO ENEM. Neste ano, o programa disponibiliza aos estudantes videoaulas, material didático, simulados, plantão tira-dúvidas, pílulas do Enem, webinários, e um conjunto de estratégias para preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

As atividades são desenvolvidas por meios virtuais com palestras e outras ações - Seduc / Governo do Tocantins