Setas ministra palestra na Agrotins 2021 100% Digital para preparar trabalhadores para empregos no campo

Palestra fala sobre o preparo que o candidato a uma vaga de emprego precisa ter para alcançar êxito
por Lara Cavalcante/Governo do Tocantins
-
Oficinas são compostas por aulas teóricas e práticas, em 20 horas de curso - Foto: Alexandre Alves/Governo do Tocantins

O campo foi responsável pela geração de 688 empregos formais de abril de 2020 a abril de 2021 no Tocantins, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O setor de Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura, como é classificado pelo Caged, é um importante empregador no Estado, e se preparar para ocupar essas vagas é fundamental para os trabalhadores que se interessam. Pensando nisso, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e do Sistema Nacional de Empregos (Sine), elaborou uma palestra intitulada Emprego no Campo, que estará disponível no portal da Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital, https://agrotins.to.gov.br/, entre os dias 15 e 18 de junho.

Segundo o secretário da Setas, José Messias Araújo, uma das principais preocupações do governador Mauro Carlesse é garantir que as oportunidades de emprego que surgem no Estado sejam ocupadas pelos tocantinenses. “O Tocantins mesmo com a pandemia gerou mais de 15 mil empregos nos últimos 10 meses e, para que nosso povo possa aproveitar todas essas oportunidades, é preciso se capacitar constantemente”, explica.

A palestra Emprego no Campo será ministrada pelo orientador profissional da unidade estadual do Sine em Palmas, Marcelo Araújo, e falará sobre todo o preparo que o candidato a uma vaga de emprego precisa ter para alcançar êxito. Entre os temas abordados estão: Entender a importância da educação para obter melhores oportunidades profissionais e melhores rendimentos; Escolher a melhor trajetória profissional e os cursos de qualificação necessários para alcança-la; Melhorar a autoestima; Esclarecer as formas de inserção no mercado de trabalho; e Entender a importância de permanecer no setor formal.

Para Marcelo Araújo, a palestra é uma ótima oportunidade para quem procura um emprego. “Todo o material foi pensando dentro da nossa realidade, o candidato pode participar de casa, por meio do celular ou computador, sem precisar pagar nada por isso”.

Como participar

A palestra poderá ser acessada livremente no portal da Agrotins, mas caso o participante deseje ter certificado de participação deverá se inscrever.

Setas na Agrotins 2021 100% Digital

Além da palestra Emprego no Campo, a Setas disponibilizará, no portal da feira, a apostila com informações e receitas do curso de Educação Alimentar e Nutricional.

As oficinas são compostas por aulas teóricas e práticas, em 20 horas de curso. Todo esse aprendizado está disponível nesta apostila que ensina como manusear os alimentos e o passo a passo de receitas doces e salgadas, a exemplo do bobó de frango enriquecido, croquete de mamão verde, farofa da casca de banana, moqueca de jaca verde, torta de talos e folhas, quibe de abóbora, pastelão de mandioca, bolo de casca de mamão, bolo de laranja com casca, cocada de entrecasca da melancia, geleia de manga com maracujá, brigadeiro de mandioca, entre outras receitas deliciosas e com alto teor nutricional.

Edição: Caroline Spricigo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Palestra poderá ser acessada livremente no portal da Agrotins - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Palestra será ministrada pelo orientador profissional do Sine em Palmas, Marcelo Araújo - Alexandre Alves/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up