Secretaria da Saúde promove rodas virtuais de conversa para servidores

Projeto de psicologia on-line da SES terá como tema “A Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde”
por Erlene Miranda/Governo do Tocantins
-
A psicóloga, Cristina Vasconcelos, explica que as rodas de conversa virtuais terão duração aproximada de 1h30. - Foto: SES/Governo do Tocantins

Com o intuito de promover a saúde e bem-estar profissional dos servidores, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), equipe técnica do Projeto Psicologia On-line, irá promover semanalmente rodas virtuais de conversas para os profissionais da Pasta.

O primeiro encontro virtual será realizado nesta segunda-feira, 19, às 20 horas, com o tema “A Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde”. Para ter acesso a roda de conversa basta acessar o link  https://meet.google.com/ycj-jiih-sby . A ação é uma parceria da SES com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), via termo de cooperação firmado com a Secretaria de Administração (Secad).

“O espaço das Rodas de Conversa Virtuais é uma intervenção grupal no território virtual possível neste momento de pandemia, pois proporciona encontros de trabalhadores da saúde de diferentes municípios do Tocantins”, explica a coordenadora do Projeto Psicologia On-line da Diretoria de Regulação Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde da SES, Cristina Vasconcelos.

"É muito importante favorecer encontros grupais entre os trabalhadores uma vez que a troca de experiências, o apoio mútuo e a noção de pertencimento são fatores protetivos em saúde mental", ressalta a coordenadora do programa.

Mais rodas de conversa

A Diretoria de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde da SES já programou as próximas rodas de conversa. A psicóloga Cristina Vasconcelos explica que, “as rodas de conversa virtuais terão duração aproximada de 1h30 e, além da escuta ativa, contarão com dinâmicas, vivências e psicoeducação como metodologia. Os temas dos próximos encontros serão definidos em diálogo com os trabalhadores após a primeira roda virtual”.

Os encontros serão dirigidos pelas estagiárias e acadêmicas do Curso de Psicologia da UFT, Fernanda Reis e Katerine Soares, sob orientação da Professora Cristina Vianna, Paloma Graciano de Carvalho Moura e Cristina Vasconcelos.

Próximas rodas:

19/07 - 20 horas - Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde

26/07 - 09 horas - Saúde Mental e Autocuidado dos Trabalhadores da Saúde

02/08 - 20 horas - tema a definir

09/08 - 09 horas - tema a definir

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual:

Primeira roda será nesta segunda-feira, 19, e terá como tema “A Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde” - SES/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up