Seciju realiza ação de atenção à saúde das servidoras da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota

Ação faz parte da Campanha Outubro Rosa
por Gabriela Santos/Governo do Tocantins
-
Seciju entregou materiais informativos sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero às servidoras - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

Em continuidade à campanha nacional Outubro Rosa, a Unidade de Tratamento Penal de Barra da Grota (UTPBG), administrada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), iniciou nesta quarta-feira, 6, as ações de atenção à saúde das servidoras com foco na conscientização e na prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero. Palestras e orientações serão realizadas durante todo o mês, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína e a Faculdade Unopar.

Durante a primeira etapa da série de ações, foram distribuídos brindes e materiais informativos às servidoras da Unidade. “Iniciamos o projeto para atender aproximadamente 40 servidoras com a disseminação de informações e alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico da doença”, explicou a policial penal responsável pela elaboração de projetos da UTPBG, Ana Angélica.

Palestras e Exames

“Ao longo do mês, estaremos entregando panfletos informativos e, no dia D da campanha, que ocorrerá no dia 20, serão ministradas palestras com profissionais da saúde da Unidade Penal e da Unopar, além de marcar exames de mamografia e exame preventivo de câncer de colo de útero para algumas mulheres, além de entregar brindes a serem distribuídos para as servidoras e as colaboradoras”, detalhou Ana Angélica.

Para o chefe da UTPBG, Paulo Freitas, a gestão do estabelecimento penal visa ajudar suas servidoras nos cuidados com a saúde por meio da disseminação de informações. “Com a conscientização e as orientações corretas feitas pela equipe de saúde da Unidade, a finalidade é justamente auxiliar no fornecimento de informações para que as servidoras possam procurar assistência de saúde, prevenindo, assim, problemas futuros”.

Segundo a gerente de Assistência Educacional e Saúde do Preso e Egresso do Sistema Penal, Sandra Veloso, o trabalho tem sido feito em prol da valorização do bem-estar das servidoras. “Aproveitando que existe uma campanha nacional de conscientização sobre o tema, estamos investindo em fazer essas ações nas unidades incentivando as servidoras a se cuidarem, pois, além de prestar assistência à saúde das pessoas privadas de liberdade, também prestamos essa assistência aos servidores que necessitam de cuidados e orientações”, ressaltou.

Edição: Luiz Melchiades

Revisão Textual: Marynne Juliate

keyboard_arrow_up