Ruraltins promove Dia de Campo sobre o arroz terras altas em Paraíso

Ação destinada a agricultores, técnicos da extensão rural, pesquisadores e estudantes ocorre nesta sexta-feira, 7, às 9 horas, na Chácara Sonho Meu, município de Paraíso
por Alaides Cardoso/Governo do Tocantins
-
Dia de campo tem com objetivo fortalecer a cadeia produtiva do arroz no Estado
Dia de campo tem com objetivo fortalecer a cadeia produtiva do arroz no Estado - Foto: Governo do Tocantins

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promoverá nesta sexta-feira, 7, às 9 horas, na Chácara Sonho Meu, município de Paraíso do Tocantins, um Dia de Campo sobre o Arroz Terras Altas.

O evento é promovido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e tem como objetivos fortalecer a cadeia produtiva do arroz e apresentar os resultados da Unidade Demonstrativa (UD), onde foram plantadas as variedades BRS Serra Dourada e BRS Esmeralda.

De acordo com o extensionista do Ruraltins e organizador do evento, Valdinez Cabral, o dia de campo contará com palestras, ministradas por especialistas no assunto, que abordarão sobre o sistema produtivo, rendimentos das cultivares, controle das principais doenças, além de uma apresentação sobre as políticas públicas promovidas pelo Ruraltins direcionadas ao agricultor familiar. 

Ainda de acordo com Valdinez Cabral, a área total da UD é de aproximadamente três hectares, onde espera colher cerca de 3.500 kg por hectare. 

O dia de campo irá contar com a participação de agricultores, técnicos da extensão rural, pesquisadores e estudantes.

Arroz terras altas

As variedades de arroz BRS Serra Dourada, BRS Sertaneja e BRS Esmeralda foram desenvolvidas pela Embrapa e têm como característica a alta produtividade e a qualidade de grãos. Conhecido também como arroz de sequeiro, seu cultivo é apropriado ao clima e à agricultura familiar do nosso Estado.

 

keyboard_arrow_up