Ruraltins e Unitins inauguram laboratório de tecnologia de alimentos para fomentar pesquisa e ramo de agroindústrias

Estrutura foi construída com recursos da Finep, tendo contrapartida do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins
por Lúcia Brito/Governo do Tocantins
O espaço tem por objetivo promover o ramo de agroindústrias, com capacitação e aperfeiçoamento de técnicos, produtores e acadêmicos - Foto: Delfino Miranda/Governo do Tocantins file_download

Por meio de um trabalho unificado entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, 17, o Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Lactec), situado no Complexo de Ciências Agrárias da Unitins, em Palmas.

O espaço tem por objetivo promover o ramo de agroindústrias, com capacitação e aperfeiçoamento de técnicos, produtores e acadêmicos, além da geração de pesquisas e tecnologias aplicadas ao setor agropecuário.

A estrutura física do Lactec foi construída com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), tendo contrapartida do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt). O Ruraltins, um dos principais parceiros da Universidade, fez a aquisição dos equipamentos e as adequações necessárias para o uso compartilhado das instalações, no sentido de conduzir de maneira segura as orientações quantos às boas práticas na produção e na manipulação de alimentos.

A inauguração do Lactec foi feita pelo reitor da Unitins, Augusto Rezende; e pelo presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda.

O titular do Ruraltins destacou a parceria com a Unitins para o fortalecimento e o desenvolvimento do setor agropecuário tocantinense. “Trabalhamos em muitas mãos para que os produtores e a extensão rural possam chegar mais longe, fomentando a geração de emprego e renda. Buscamos ajudar os agricultores familiares a comercializarem seus produtos da porteira pra fora, com competitividade e agregação de valor. Esse é um dos nossos objetivos e, juntos, pesquisa, extensão rural, produtor e a classe acadêmica, alcançaremos os resultados desejados”, afirmou.

Para o reitor da Unitins, Augusto Rezende, as transformações também ocorrem a partir do momento em que as instituições se unem. “A Unitins tem na sua missão ser responsável pelo desenvolvimento de regiões e a parceria com o Ruraltins, que trabalha em prol do crescimento do Tocantins, é muito bem-vinda.  Os projetos têm resultados e efetividade a partir do momento que as instituições se unem. E isso estamos vendo aqui hoje, onde tudo só tem valor se tiver movimentando ciência, extensão, pesquisa e alunos, agregando valor. As instituições precisam ser protagonistas e responsáveis por ajudar os produtores a acessar o mercado, por meio de pesquisa, orientação e disponibilidade de materiais para que coloquem à disposição seu produto e, assim, a gente faz a roda do desenvolvimento e da pesquisa girar”, ressaltou.

Participantes

A inauguração do Lactec também foi acompanhada pelo representante da Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Tocantins, Humberto Simão; do gerente do Serviço de Inspeção Municipal de Palmas, Guilherme Burns; do vice-presidente do Ruraltins, José Anibal Lamattina, e do diretor de Tecnologia, Ciência e Inovação, Kin Gomides, dentre outras autoridades e servidores das instituições parceiras.

Primeira Oficina

Após a inauguração do Latec, teve início o Curso de Agroindústrias do Cerrado, a primeira capacitação na unidade. Coordenada pelo Ruraltins e Unitins, a capacitação ocorre até esta quinta-feira, 18.

A programação conta com temas sobre processo de licenciamento nos órgãos de Vigilância Sanitária, regulamentação de polpa e suco de frutas, aproveitamento integral de frutos do Cerrado, o passo a passo para elaboração de projetos de agroindústrias de fábricas de frutas, produtos regionais de alta demanda e plantas alimentícias não convencionais, além de oficinas práticas sobre processamento de frutos e outros alimentos.

Edição: Luiz Melchiades

Revisão Textual: Marynne Juliate

Após a inauguração do Latec, teve início a primeira capacitação na unidade - Delfino Miranda/Governo do Tocantins file_download