Projeto de Recebimento Itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas é retomado no Tocantins

Ação é realizada pela Adapec, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias e as centrais de recebimento
por Dinalva Martins/Governo do Tocantins
-
Reunião entre órgãos para alinhar sobre retomada de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos - Foto: Adapec/Governo do Tocantins

O projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de defensivos agrícolas será retomado. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e as centrais de recebimento reuniram-se na manhã desta quinta-feira, 2, para projetar os próximos meses de 2021. As atividades estavam suspensas desde 2020 devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19.

A coordenadora de Operações GO/DF/TO do inpEV, Acilamar Vilela, afirmou que o encontro com a Agência e as centrais fortalece as ações e colabora para traçar as metas, que visam ainda o apoio das prefeituras onde serão realizados os RIs. “Sem o engajamento, não conseguiríamos os números que temos das atividades realizadas anteriormente. O pequeno produtor, na maioria das vezes, não tem acesso a uma unidade de recebimento devido a custos para locomoção e nós vamos até ele. A Agência tem colaborado muito nos municípios e nós contaremos com este apoio novamente”, informou.

Os RIs têm os objetivos de oportunizar e facilitar o acesso dos pequenos produtores rurais para que façam a devolução de forma correta das embalagens vazias de agrotóxicos. “O Projeto agrega mais locais, já que chega próximo das propriedades rurais para promover a ação, após devolução das embalagens, elas serão encaminhadas ao posto de recebimento, para posteriormente seguirem para a destinação final, reciclagem ou incineração pelo inpEV”, disse o gerente de Inspeção Vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa.

As embalagens vazias devem ser devolvidas junto com suas tampas e rótulos. O agricultor tem até um ano pra devolvê-las. Se nesse período sobrar produto, poderá postergar o prazo para mais seis meses. O revendedor deve indicar, no corpo da nota fiscal, o local para a embalagem ser devolvida. Caso haja omissão por parte do agricultor, ele poderá ser autuado e multado.

Seguem abaixo as datas e os municípios onde serão realizados o RIs em 2021.

Calendário 2021

30 de setembro - Itacajá;

7 de outubro - Miranorte;

9 de outubro - Araguaçu;

14 de outubro -Pequizeiro;

21 de outubro - Itaporã;

28 de outubro - Colinas.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

keyboard_arrow_up