Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas

Programação contará com dois momentos, encontro técnico, pela manhã; e apresentação de potencialidades e atrações culturais, à noite
por Wladimir Machado/Governo do Tocantins
Rafting no Rio Palmeiras, em Dianópolis, um dos atrativos do turismo de aventura das Serras Gerais - Foto: Manoel Jr/Governo do Tocantins

Com o tema Serras Gerais: caminhos a serem percorridos, a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) realiza nesta quarta-feira, 24, às 9 horas, na sede do órgão, uma reunião com os representantes dos oito municípios que integram a região das Serras Gerais para discutir sobre as ações e o potencial do turismo. À noite, no auditório do museu Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, ocorrerá a apresentação cultural e turística das Serra Gerais, a partir das 19 horas.

No primeiro encontro, os participantes apresentarão as demandas dos municípios e o portfólio da região. A reunião também servirá para elaboração de um inventário de toda a estrutura turística dos municípios de Arraias, Almas, Aurora, Dianópolis, Lavandeira, Rio da Conceição, Natividade e Taguatinga.

Na pauta, também serão discutidos assuntos relacionados ao diagnóstico da infraestrutura; atualizar a promoção do Estado incluindo as Serras Gerais; viabilização da presença das Serras Gerais em feiras e eventos; valorizar a imagem das Serras Gerais nas plotagens de stands promocionais; fomentar os registros no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur); apoiar o fortalecimento do fórum regional e a participação da região no fórum estadual; sinalização turística, dentre outros.

Memorial

No período noturno, que será realizado no Memorial Coluna Prestes, o presidente da Adetuc, Tom Lyra, ministrará palestra com o tema O papel do Estado na articulação do turismo nas Serras Gerais. Já o coordenador da Cadeia Produtiva do Turismo do Sebrae/TO, Alex Veras Dias, e a consultora em Desenvolvimento de Territórios Turísticos do Sebrae/TO, Tatiana Fernandez, apresentarão ações de ordenamento das Serras Gerais.

O potencial turístico da região será o tema apresentado por Roosevelt Moldes, coordenador do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus de Arraias. Fernanda Tainã Castro, vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Rio da Conceição, dará uma visão geral sobre o trade turístico dos oito municípios. Também estão previstas apresentações culturais, degustação de pratos típicos e exposição do artesanato da região.

Serras Gerais

Localizado na região sudeste do Tocantins, a 360 km de Palmas, a região das Serras Gerais é composta de rios de águas caudalosas, cachoeiras, lagoas, cânions, cavernas, mirantes e vales. Esses locais estão ganhando destaque e integram os novos roteiros de ecoturismo propostos pelo programa de incentivo ao turismo implementado em oito cidades do sudeste tocantinense.

A região está situada entre os municípios de Aurora do Tocantins e Taguatinga. As Serras Gerais do Tocantins fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil e, além das maravilhas naturais, guardam tradições, arquitetura colonial, história e cultura como as Cavalhadas, as festas do Senhor do Bonfim e do Divino Espírito Santo, entre outras festas folclóricas e religiosas herdadas do colonialismo e da era do ciclo do ouro.

Biscoito Amor Perfeito será uma das comidas típicas no evento - Emerson Silva/Governo do Tocantins