Polícia Militar do Tocantins lança plano de policiamento do Enem/2021

Corporação fará a segurança na aplicação do exame, que ocorrerá nos dias 21 e 28 de novembro
por Gisele Burjack/Governo do Tocantins
-
Reunião abordou dentre outras pautas, policiamento do Enem - Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins file_download

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrerá nos dias 21 e 28 de novembro e contará com o policiamento estratégico da Polícia Militar do Tocantins, responsável por garantir a segurança desde o armazenamento até o momento da realização das provas no Estado. Nesta quinta-feira, 11, os grandes comandos da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) reuniram-se para alinhar os últimos detalhes do plano de policiamento nos 31 municípios, onde serão aplicadas as provas em 123 locais, com abertura dos portões às 12 horas e fechamento às 13 horas, horário de Brasília (DF), simultaneamente nas respectivas datas.

Para o subchefe do Estado-Maior da PM, coronel PM Marizon Mendes Marques, responsável pela supervisão geral do policiamento, o reforço na segurança está garantido em razão do planejamento detalhado que já está pronto para ser executado. “É uma grande responsabilidade, mas a PM tem total credibilidade para garantir que esse evento de cunho nacional seja realizado sem intercorrências aqui no Estado, como já vem sendo feito e aprimorado todos os anos”, pontuou o coronel Marizon Marques. 

A Polícia Militar, como um dos órgãos integradores da Operação Enem, da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça, tem um papel fundamental no sentido de proporcionar o policiamento ostensivo da ação. A Corporação atuará em escoltas para as equipes dos Correios, quanto ao deslocamento das provas; fará o policiamento fixo no momento da aplicação das provas; reforçará a segurança no entorno desses locais, com patrulhamentos; bem como terá algumas unidades servindo como guarda de provas.

“O nosso papel é fundamental para o sucesso da operação, bem como o dos demais órgãos integradores. Além de toda a mobilização do efetivo, estaremos empenhados, trabalhando em uma sala de situação para que o evento ocorra sem nenhum prejuízo para os candidatos e termine tranquilamente”, afirmou a coordenadora operacional do policiamento, tenente-coronel Lourdes Cristina Coelho Rodrigues. 

A Polícia Militar faz parte da Operação Integrada, coordenada no âmbito estadual pela Superintendência de Ações Integradas (Siop) e órgãos parceiros: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Correios, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC), Seduc, Detran, Consórcio Aplicador, Cesgranrio, Energisa e as Forças de Segurança e Fiscalização em âmbito municipal. 

Participaram da reunião de trabalho nesta quinta-feira, 11, no Quartel do Comando Geral da PM, o comandantes do Policiamento do Interior - coronel Jerry Adriane de Araújo Godinho; do Policiamento Especializado - coronel Sherlock Luís de Mesquita; do Policiamento da Capital coronel Oséias Silveira; do QCG - tenente-coronel Antonio Corsini de Mello Neto; e demais militares técnicos responsáveis pelo Policiamento Enem/2021. 

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi implantado pelo Ministério da Educação em 1998, sendo que a sua realização encontra fundamento no Decreto nº 9.432/2018, o qual regulamenta a Política Nacional de Avaliação da Educação Básica. Destaca-se que o exame é estruturado em programas, a fim de melhor atender as demandas operacionais, logísticas e de público-alvo, sendo que para o Enem/2021 foram definidos quatro programas a serem executados, sendo: Enem Regular, Enem Digital, Enem PPL e Enem Reaplicação, os quais serão aplicados em datas previamente definidas pelo Inep, especificamente nos meses de novembro/2021 e janeiro/2022.

A Polícia Militar está incumbida pelo policiamento na execução dos programas Enem Regular e Enem Digital, os quais terão suas provas aplicadas a 4.004.764 pessoas, considerando as duas versões, segundo o Inep, os quais estarão distribuídos em 1.747 cidades brasileiras. Será empregado todo o efetivo operacional da PM, com o reforço do administrativo nas duas datas.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

A reunião entre os grandes Comandos foi realizada no QCG - Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins file_download
Policiamento do Enem ocorrerá nos dias 21 e 28 de novembro - Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins file_download
keyboard_arrow_up