Pelo terceiro mês consecutivo, Tocantins registra queda em números da covid-19

Baixa é observada em número de casos, internações em Unidades de Terapia Intensiva e óbitos
por Aldenes Lima/Governo do Tocantins
-
Tocantins segue em queda nos números da pandemia pela covid-19 - Foto: SES/Governo do Tocantins

O Tocantins segue com queda nos números da pandemia pela covid-19. Dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Tocantins (Cievs/TO), compilados pelo Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontam que pelo terceiro mês consecutivo houve redução em número de casos, taxa de internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e em registro de óbitos.

O técnico da área de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que coordena o Sistema Integra, Ullannes Passos Rios, "a informação foi um ativo muitíssimo importante para o enfrentamento da pandemia da covid-19 no Tocantins. A tomada de decisão torna-se mais segura quando há dados que mostram o cenário real e as projeções futuras. Neste momento, os números nos mostram um arrefecimento da doença no Estado, pois todos os indicadores estão em queda, o que nos projeta um cenário mais favorável à frente", pontuou.

A título exemplificativo, em julho de 2021, foram registrados no Tocantins, 11.251 novos casos da covid-19, 158 óbitos pela doença e 300 internações em UTI. Já em agosto, o Estado contabilizou 7.687 casos, 93 óbitos e 164 internações para cuidados intensivos. Uma redução de 32%, 41% e 45% respectivamente.

“Felizmente, a redução dos óbitos é a mais latente. Agosto foi o quinto mês seguido de queda, desde o mês de março, quando tivemos o pico da doença aqui no Tocantins e registramos 645 mortes pela covid-19. Atualmente, estamos com 111 municípios que há 30 dias não registram óbitos pelo novo Coronavírus e 31 cidades sem nenhum novo caso da doença”, informou a coordenadora do Cievs, Arlete Otoni.

Para o titular da SES, Edgar Tollini, “as reduções são resultados das ações pontuais da Gestão Estadual frente ao combate à doença, à atuação eficaz das equipes multiprofissionais no cuidado com os pacientes e ao avanço da vacinação, que imprimiu um novo cenário ao contexto pandêmico, com uma queda brusca em todos os índices”, destacou.

Dados

Dados do boletim epidemiológico, divulgado pela SES, nesta terça-feira, 14, mostram que, atualmente, o Tocantins contabiliza 666.288 pessoas notificadas com a covid-19 e acumula 221.317 casos confirmados. Destes, 212.343 estão recuperados, 5.255 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 3.719 foram a óbito.

O Estado também registra o recebimento de 1.762.590 doses de imunizantes contra a covid-19. Destas, 1.594.727 foram distribuídas aos 139 municípios e 1.302.509 já foram aplicadas, totalizando 25,88% da população tocantinense imunizada.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Vacinação da população é vista pela gestão como principal fator de redução - SES/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up