Mateiros e São Félix celebram aniversário de 30 anos de emancipação política

Para evitar aglomerações, municípios da região turística do Jalapão, Mateiros e São Félix celebraram aniversário sem tradicionais festejos
por Wladimir Machado/Governo do Tocantins
-
Serra da Catedral está localizada entre as cidades de São Félix e Novo Acordo
Serra da Catedral está localizada entre as cidades de São Félix e Novo Acordo - Foto: Marcelo Rodrigues/Governo do Tocantins

O município de Mateiros ocupa a maior parte da região ecoturística do Jalapão, onde também fica localizado o Parque Estadual do Jalapão. Nesse sábado, 20, a cidade comemorou 30 anos de emancipação política, sem a realização dos tradicionais festejos por conta da pandemia do novo Coronavírus para evitar aglomerações e a proliferação da doença.

Localizada na região leste do Tocantins, a cidade de Mateiros, a 310 km da capital, Palmas, é referência na produção do artesanato em capim dourado. É na zona rural do município que está localizado o povoado Mumbuca, comunidade remanescente de quilombo, de onde se originou a produção das peças com esta matéria-prima.

A cidade de Mateiros recebeu este nome em função da grande quantidade de veados mateiros encontrados na região. Nessa região, encontram-se as trilhas e os mirantes da Serra do Espírito Santo, Dunas, Fervedouros, além da cachoeira do Formiga, cachoeira da Velha e a Prainha do Rio Novo.

São Félix do Tocantins

O município de São Félix, também localizado no Jalapão, completou nesse sábado, 20, aniversário de 30 anos de emancipação política. O município está localizado a 263 km de Palmas. O povoamento do município se iniciou com migrantes nordestinos vindos principalmente do Piauí, Maranhão e Bahia, surgindo como arraial em 1736.

Geograficamente, é o mais central do Jalapão, limitando-se ao norte, com o município de Lizarda; ao sul, com Mateiros; a oeste, com Novo Acordo; e a leste, com o estado do Maranhão.

São Félix sedia o Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono (Monacc), primeira unidade de conservação municipal de proteção integral. Entre os atrativos do município, estão a Praia do Alecrim, o Fervedouro do Alecrim, a Cachoeira da Jalapinha, a Serra da Catedral e o Povoado do Prata.

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, Mateiros e São Félix são importantes municípios da região do Jalapão que traduzem as riquezas culturais e turísticas do Tocantins. “Em nome do governador Mauro Carlesse, parabenizamos os municípios que contribuem para atração de turistas e da preservação da cultura local, favorecendo a geração de renda para toda a comunidade”, destaca.

 

Edição: Caroline Spricigo

Revisão Textual: Marynne Juliate

 

Dunas do Jalapão encantam os visitantes do mundo inteiro - Adetuc/Governo do Tocantins
Peças em Capim Dourado produzidas pelas artesãs do Povoado Mumbuca - Adetuc/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up