Grupo gestor reúne-se para avaliar e traçar metas no plano estratégico de retirada da vacinação contra a febre aftosa

Reunião ocorreu nesta quarta-feira, 1° de setembro, na sede da Adapec, em Palmas
por Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins
-
Grupo Técnico Gestor Estadual da retirada da vacinação contra febre aftosa durante reunião em Palmas - Foto: Mateus Soares/Governo do Tocantins

Representantes do Grupo Técnico Gestor Estadual, da retirada da vacinação contra febre aftosa, reuniram-se nesta quarta-feira, 1° de setembro, na sede da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em Palmas, para avaliar as ações já executadas do plano estratégico e estabelecer novas metas de trabalho, com vista para o fim da vacinação contra a doença no Tocantins, prevista para ocorrer em 2022.

Durante a reunião, o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, apresentou um relatório sobre a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa e destacou a importância de uma vigilância mais efetiva. Também foram avaliadas as aquisições de equipamentos pela Adapec, por meio de verbas do Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro).

“Na nossa avaliação, o plano está sendo executado dentro do previsto. Ressaltamos a importância do Fundeagro na solução de alguns problemas pontuais, por isso, foi proposto a criação de um mecanismo de transparência na execução do plano, a fim de prestar contas para toda a sociedade dos recursos oriundos do Fundo”, disse o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Márcio Rezende.

Para este segundo semestre, o Grupo Técnico Gestor propôs o agendamento de uma audiência na Assembleia Legislativa para apresentar o andamento do plano; a criação de três comitês regionais de sanidade animal nos municípios de Araguaína, Paraíso do Tocantins e Gurupi, com envolvimento dos diversos setores públicos e privados do agronegócio e a realização de um Fórum Estadual de retirada da vacinação contra febre aftosa.

Por meio da Portaria n° 251, de 25 de agosto de 2021, o Grupo Técnico Gestor Estadual incluiu o Conselho Regional de Medicina Veterinária como membro efetivo que, além da Adapec, conta ainda com a Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins; a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); a Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet); a Fundeagro; o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); e o Sindicato das Indústrias de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados (Sindicarnes).

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

keyboard_arrow_up