Governo firma protocolo na Espanha para viabilizar metrô em Palmas

O Governador Siqueira Campos assinou protocolo de intenções com o grupo espanhol FCC Construções para estudos de viabilidade de implantação de sistema de metrô de superfície em Palmas e construção de hospitais no Estado
por Cristiano Machado/Secom – Madri
-
O governador Siqueira Campos posa para foto na cabine de comando de metrô em Zaragoza, na Espanha: tecnologia para Palmas
- Foto: Cristiano Machado/Secom

O Governo do Tocantins firmou nesta sexta-feira, 25, protocolo de intenções com o grupo espanhol FCC Construções para estudos de viabilidade de implantação de sistema de metrô de superfície em Palmas e construção de hospitais no Estado. A assinatura ocorreu na sede da Embaixada do Brasil em Madri, onde o governador Siqueira Campos lidera comitiva oficial do Estado em busca de investimentos e parcerias com empreendedores e autoridades espanholas. Firmaram a parceria o governador Siqueira Campos e o diretor da FCC, Alejandro Cisneros Muller, com aquiescência do embaixador do Brasil em Madri, Paulo de Oliveira Campos.

Nesta sexta-feira, o governador e membros da comitiva foram até Zaragoza conhecer as instalações da Transvia. Na apresentação feita por membros do grupo, a comitiva conheceu todo o sistema, com destaque para o funcionamento do metrô, prazos médios de obras, entre outras informações. “Transporte urbano magnífico, moderno, funcional e eficiente, capaz de mudar até o sentimento de um povo”, disse, impressionado, o Governador.

Siqueira Campos, secretários de Estado e empresários assistiram a apresentação do sistema, visitaram fábrica de vagões e percorreram um trecho de trem na área central da cidade. Descontraído, durante o percurso o governador posou para fotos na cabine do vagão. “É um transporte urbano magnífico, moderno, funcional e eficiente, capaz de mudar até o sentimento de um povo”, disse, após percorrer por alguns minutos o centro da cidade.

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, no caso do metrô de superfície, há possibilidade de implantar o sistema em Gurupi, Araguaína e Araguatins. “O Governador determinou que os estudos já incluíssem, além de Palmas, Gurupi, Araguaína e Araguatins”, disse.

Com empresários

Após a verificação do sistema do metrô de superfície em Zaragoza, o governador participou de uma série de reuniões com empresários no setor comercial da Embaixada. O local foi cedido pela Embaixada do Brasil em Madri. Participaram representantes de diversos segmentos da Espanha. Acompanhado por secretários de Estado, Siqueira Campos atendeu a todos separadamente, quando discutiu detalhes específicos de cada área, projetos ou setor de interesse dos convidados. E orientou os secretários que mantivessem os contatos para que as conversações avancem. Ainda na Embaixada, Siqueira Campos assinou convênio com Fundesarte, para intercâmbio com artesãos com objetivo de melhorar a qualidade da produção com experiências de gestão e tecnologias espanholas.

- Cristiano Machado/Secom
keyboard_arrow_up