Governo do Tocantins segue com a programação da Agenda de Aprendizagem para professores nas Diretorias Regionais

Em Gurupi, encontro é destinado aos professores do 5º ao 9º ano, e da 3ª série do ensino médio de Língua Portuguesa e Matemática
por Juliana Carneiro/Governo do Tocantins
Professores dos ensinos fundamental e médio participam de formação - Foto: SSP/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), realizou nessa terça-feira, 28, reunião da Agenda da Aprendizagem 2021, voltada para os assessores dos ensinos fundamental e médio, bem como orientadores educacionais das 13 Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs).

Nesta quarta-feira, 29, as DREs dão continuidade até quinta-feira, 30, à formação Agenda da Aprendizagem para professores. Em Gurupi, o encontro será realizado no Salão paroquial Dom Alano, respeitando todos os protocolos de segurança contra a covid-19, e é destinado aos professores do 5° ao 9° ano e da 3ª série do ensino médio de Língua Portuguesa e Matemática.

A iniciativa visa fortalecer o trabalho dos profissionais com as equipes gestoras das unidades escolares frente aos desafios da composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, além de promover uma reflexão sobre os indicadores do fluxo de proficiência, considerando as etapas de ensino e a aplicação das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

De acordo com a superintendente de Educação Básica da Seduc, Markes Cristiana Oliveira, já foram realizadas várias outras reuniões que integram a Agenda da Aprendizagem. “Já fizemos formações com os titulares das Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes, com as equipes gestoras das unidades escolares e com os assessores de Língua Portuguesa e Matemática. O foco é a aprendizagem e o enfrentamento do abandono escolar”, pontuou.

Para a pedagoga do currículo da DRE de Gurupi, Alaíde de Miranda Santiago, “o encontro tem como principal objetivo promover a reflexão sobre um conjunto de ações que têm como finalidade amenizar os impactos do fluxo da evasão escolar e os déficits da aprendizagem dos estudantes diante do contexto imposto pela pandemia, além disso, melhorar nossos indicadores educacionais”.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate