Governo do Tocantins retomará atendimentos em unidades móveis para mulheres do campo, da floresta e das águas

Programação de retorno ocorre em Pequizeiro e Couto Magalhães
por Márcia Rosa/Governo do Tocantins
Unidade Móvel conhecida como Centro de Referência da Mulher Itinerante - Foto: Seciju/Governo do Tocantins file_download

O Governo do Tocantins retomará nesta terça-feira, 23, em Pequizeiro, os atendimentos em diversas especialidades às mulheres do Campo, da Floresta e das Águas em municípios do interior do Tocantins com a Unidade Móvel conhecida como Centro de Referência da Mulher Itinerante. Essa é uma ação contínua da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), que estava suspensa devido à pandemia da covid-19.

A ação, coordenada pela Diretoria de Direitos Humanos da Seciju, voltou a ser realizada regularmente nas comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas, rurais e de difícil acesso. Além de Pequizeiro, nesta etapa, os atendimentos serão realizados nesta quarta-feira, 24, em Couto Magalhães, em alusão ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, que ocorre em 25 de novembro.

“Estamos retomando as campanhas pelo enfrentamento das violências contra as mulheres com as unidades móveis, depois de dois anos parados devido à pandemia da covid-19. Esses ônibus são equipados e contam com uma equipe multiprofissional para levar conhecimento, atendimentos e orientação a essas mulheres da zona rural que estão mais distantes e, muitas vezes, têm pouca orientação. Nossa intenção é atingir o máximo de municípios possíveis, levando palestras e outros serviços”, explica a gerente de Políticas e Proteção às Mulheres da Seciju, Flávia Laís Munhoz.

Atendimentos

Na programação, estão previstas palestras sobre violência doméstica e familiar contra a mulher; orientações sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicabilidade em situações de violências domésticas; e agricultura familiar e bioeconomia para as mulheres.

Além disso, as ações vão contar com atendimentos e orientações jurídicas da Defensoria Pública no município; serviço de apoio psicossocial; emissão da primeira via do registro geral; orientações sobre programas de auxílios e benefícios, como o Bolsa Família e Cadastro Único; Programa Criança Feliz; agendamentos de exames, atendimentos médicos, de enfermagem e de fisioterapia; vacinação de rotinas e contra a covid-19 e testes rápidos para diagnósticos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de momento de beleza com corte e escova de cabelo.

Parceria com Prefeituras

A ação nos municípios conta com a parceria das prefeituras municipais.

Em Pequizeiro, a Unidade Móvel atenderá na Escola Municipal Paulo Freire, das 9 às 17 horas. Um ônibus, disponibilizado pela Prefeitura de Pequizeiro para o transporte das mulheres, passará a partir das 7 horas, nas rotas P.A Província, Progresso, Conquista e Vitória.

Já em Couto Magalhães, a ação ocorrerá na Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, também das 9 às 19 horas, passando nas rotas P.A São Sebastião; P.A Pé de Morro; P.A União; P.A Cocal; P.A Senhor do Bonfim; P.A Suécia; P.A Vale do Paraíso; P.A 700; P.A Bananal e P.A Orquídea Azul, a partir das 7 horas.

Edição: Luiz Melchiades

Revisão Textual: Marynne Juliate